Facebook é acusado de obrigar influenciadores a não postarem no Snapchat
De acordo com uma coleção de arquivos apelidados de "Projeto Voldemort", práticas anticompetitivas de Mark Zuckerberg vão além das óbvias cópias de ferramentas como os Stories
Em reportagem do The Wall Street Journal, fontes ligadas à Snap – empresa dona do Snapchat – garantem que há muito tempo o Facebook tem praticado medidas anticompetitivas a fim de minar o Snapchat perante o Instagram.
De acordo com uma coleção de arquivos apelidados de “Projeto Voldemort”, além das óbvias cópias de ferramentas, como os Stories e os filtros, representantes da empresa de Mark Zuckerberg teriam pressionado muitos influenciadores da plataforma a não postarem mais no Snapchat. Alguns influenciadores, inclusive, chegaram a ser “ameaçados” de perder o tão cobiçado status de conta verificada se não parassem de publicar conteúdos do Snapchat em seus feeds do Instagram.
Os executivos da Snap também acusam o Instagram de bloquear as pesquisas de conteúdo relacionado ao Snapchat, incluindo hashtags e filtros.
Os contatos do WSJ também afirmaram que o Facebook usou táticas de pressão com a empresa concorrente. Quando Zuckerberg se encontrou com Evan Spiegel, da Snap, ele teria dito ao CEO que aceitasse uma aquisição a um preço determinado ou negociasse com o Facebook a cópia dos recursos do Snapchat.
Todas as informações do “Projeto Voldemort” já teriam sido entregues à Federal Trade Commission (FTC), que está mais do que de olho no Facebook.
Uma porta-voz do Facebook defendeu as práticas de mercado da empresa, argumentando que a decisão de “construir e iterar” os recursos dos rivais ajudou a concorrência e que a tecnologia Onavo era semelhante a outras ferramentas de pesquisa de mercado. Porém, os reguladores da comissão podem não ver dessa maneira, podendo inclusive usar a documentação da Snap para multar o Facebook.