Depois do Instagram, Facebook também retira número de curtidas das postagens
Testes começam hoje, mas por enquanto só na Austrália
Como era de se esperar, o Facebook está seguindo os passos do Instagram e retirando o número de curtidas das postagens. O teste começa hoje na Austrália.
Um porta-voz do Facebook disse que a empresa está começando os testes para melhorar a experiência do usuário na plataforma: “Estamos executando um teste limitado em que as contagens de curtidas, reações e visualizações de vídeos são privadas no Facebook. Reuniremos comentários para entender se essa mudança melhorará as experiências das pessoas”, diz o comunicado.
A chefe de política australiana do Facebook, Mia Garlick, disse que a empresa deu esse passo com base no feedback de especialistas em saúde mental: “Certamente, uma grande parte da motivação para isso é baseada no feedback de pesquisadores do bem-estar. Tivemos comentários positivos de especialistas em saúde mental, e há evidências de que, se você pode ver a contagem de outras pessoas, isso pode afetar o como você está interagindo na plataforma”, explica.
Com a mudança, o Facebook espera encorajar “as pessoas [a] interagirem entre si de maneiras construtivas”, em vez de se concentrar na validação que recebem na forma de curtidas e reações.
Em abril, o Instagram, que é de propriedade do Facebook, iniciou um teste para ocultar curtidas de postagens no Canadá. No final de julho, o projeto estendeu para mais 6 países: Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia.