Apple derruba aplicativo utilizado por manifestantes de Hong Kong para rastrear polícia
Remoção aconteceu no mesmo dia em que vídeo da polícia atirando em manifestante viralizou nas redes
![hongkong-b9](https://assets.b9.com.br/wp-content/uploads/2019/10/hongkong-b9.jpg)
Os confrontos entre a polícia chinesa e os manifestantes de Hong Kong já perdura há um tempo, Durante os conflitos, os protestantes tem se notabilizado pela criatividade na forma como planejam e executam seus atos – em setembro, por exemplo, foi descoberto que eles utilizavam aplicativos de conversa offline para planejar os eventos.
Com o tempo, a mídia internacional noticiou como diversos aplicativos eram utilizados para os manifestantes se comunicarem e acompanharem a situação das regiões onde estavam. Agora, porém, um fator novo parece chegar para dificultar o trabalho dos protestantes.
Aparentemente, a Apple está removendo de sua AppStore o aplicativo que os protestantes utilizavam para rastrear e acompanhar os movimentos das forças policiais locais. De acordo com o Fast Company, os desenvolvedores do próprio app, chamado HKmap Live, denunciaram a remoção no Twitter do software.
O Fast Company comenta também uma peculiar coincidência: o aplicativo foi retirado das lojas no exato dia em que um policial atirou no peito de um manifestante. Não há informações sobre a possibilidade de as autoridades da China ou de Hong Kong terem, talvez, pedido para a própria Apple remover o aplicativo.