No Japão, Pantene incentiva mais liberdade na hora de procurar emprego
No país, candidatas são pressionadas a comparecerem às entrevistas de emprego com os cabelos sempre presos em um rabo de cavalo
A Pantene quer que a procura por emprego no Japão não seja “tão regrada” em relação ao visual dos candidatos, especialmente mulheres. De acordo com a marca de propriedade da P&G, as candidatas são pressionadas a comparecerem às entrevistas com os cabelos sempre presos em um rabo de cavalo apertado, o que acaba se tornando um símbolo de uniformidade.
Com isso, a campanha intitulada “#HairWeGo: My Hair Moves Me Forward”, criada pela Gray Tokyo, destaca como o cabelo é importante para a confiança e individualidade de uma pessoa e, portanto, os candidatos a emprego devem usar os penteados que quiserem, justamente para se sentirem confortáveis e confiantes.
A campanha é uma continuação da ação “#More Freedom in Job Hunting Hair”, também criada pela P&G no ano passado. A iniciativa nasceu de uma pesquisa com 300 profissionais japoneses de recursos humanos, que constatou que 78% dos entrevistados manifestaram o desejo de ter mais liberdade na hora de procurar de emprego, embora não saibam como colocar isso em prática.
O projeto apresenta funcionários reais das empresas (de apoio) nos anúncios, mostrando uma grande variedade de penteados, a fim de incentivar os candidatos a emprego a serem autênticos.
Segundo Yoshiaki Okura, diretor de marca associado da P&G, o movimento da Pantene também se estende para os próprios profissionais de RH que trabalham em ambiente corporativos: “Através deste projeto, esperamos sinceramente que a individualidade de cada candidato a emprego seja respeitada, promovendo um envolvimento positivo na procura de emprego”, conta.