Apesar de esforços, Coca-Cola e PepsiCo estão na lista de empresas que mais produzem plástico poluente

Apesar de esforços, Coca-Cola e PepsiCo estão na lista de empresas que mais produzem plástico poluente

Relatório do grupo Break Free From Plastic catalogou cerca de 476.435 pedaços de lixo plástico nas ruas, parques públicos e praias do mundo pertencentes a 8 mil marcas de consumo

por Soraia Alves
plastico-oceano
Imagem: Créditos: API Images – European Union

Com frequência, publicamos notícias dos esforços que diversas multinacionais têm realizado a fim de diminuírem a própria produção de resíduos poluentes, especialmente o plástico. Ainda assim, de acordo com o grupo ambiental Break Free From Plastic, empresas como Coca-Cola e PepsiCo são responsáveis por grande parte da poluição por plástico.

O grupo divulgou um relatório com dados de resíduos em 51 países. Mais de 72 mil voluntários removeram e catalogaram cerca de 476.435 pedaços de lixo plástico nas ruas, parques públicos e praias do mundo. Desses resíduos, 43% foram claramente identificáveis ​​como pertencentes a, aproximadamente, 8 mil marcas de consumo.

A auditoria constatou que a Coca-Cola, a maior empresa de bebidas não alcoólicas do mundo, com 500 marcas diferentes, é responsável por 11.732 pedaços de lixo plástico recuperados em 37 países em quatro continentes. O resultado é maior do que os três outros maiores poluidores juntos.

A Nestlé e a PepsiCo completaram o Top 3 poluente, respondendo por 4.846 peças de plástico em 31 países e 3.362 peças em 28 países, respectivamente.

Em comunicado oficial, um representante da Coca-Cola afirmou: “Sempre que nossas embalagens acabam nos oceanos, ou em qualquer lugar a que não pertençam, é inaceitável para nós. Estamos trabalhando para resolver esse problema global crítico, tanto para ajudar a fechar a torneira em termos de resíduos de plástico que entram em nossos oceanos, quanto para ajudar a limpar a poluição existente”, explica.

Em termos de ações efetivas, a Coca-Cola introduziu neste mês uma nova garrafa feita com 25% de detritos oceânicos reciclados. A empresa também pretende recuperar 100% das latas e garrafas que usamos até 2030, além de tornar suas garrafas e latas com 50% de conteúdo reciclado, e em embalagens totalmente reciclável até 2025.

Também em comunicado, a Nestlé afirma que “o último relatório #BreakFreeFromPlastic destaca os desafios contínuos que enfrentamos como sociedade, ao lidar com a questão de embalagens e resíduos de plástico. É completamente inaceitável que essa embalagem acabe como lixo no meio ambiente, e estamos trabalhando duro para tornar todas as nossas embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​até 2025”.

De acordo com o Break Free From Plastic, reduzir o uso de plástico não é o único problema. Atualmente, a reciclagem continua sendo um grande desafio, e os plásticos, que compõem 10% da indústria de combustíveis fósseis, causam danos duradouros ao meio ambiente.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link