Apesar de esforços, Coca-Cola e PepsiCo estão na lista de empresas que mais produzem plástico poluente
Relatório do grupo Break Free From Plastic catalogou cerca de 476.435 pedaços de lixo plástico nas ruas, parques públicos e praias do mundo pertencentes a 8 mil marcas de consumo
Com frequência, publicamos notícias dos esforços que diversas multinacionais têm realizado a fim de diminuírem a própria produção de resíduos poluentes, especialmente o plástico. Ainda assim, de acordo com o grupo ambiental Break Free From Plastic, empresas como Coca-Cola e PepsiCo são responsáveis por grande parte da poluição por plástico.
O grupo divulgou um relatório com dados de resíduos em 51 países. Mais de 72 mil voluntários removeram e catalogaram cerca de 476.435 pedaços de lixo plástico nas ruas, parques públicos e praias do mundo. Desses resíduos, 43% foram claramente identificáveis como pertencentes a, aproximadamente, 8 mil marcas de consumo.
A auditoria constatou que a Coca-Cola, a maior empresa de bebidas não alcoólicas do mundo, com 500 marcas diferentes, é responsável por 11.732 pedaços de lixo plástico recuperados em 37 países em quatro continentes. O resultado é maior do que os três outros maiores poluidores juntos.
A Nestlé e a PepsiCo completaram o Top 3 poluente, respondendo por 4.846 peças de plástico em 31 países e 3.362 peças em 28 países, respectivamente.
Em comunicado oficial, um representante da Coca-Cola afirmou: “Sempre que nossas embalagens acabam nos oceanos, ou em qualquer lugar a que não pertençam, é inaceitável para nós. Estamos trabalhando para resolver esse problema global crítico, tanto para ajudar a fechar a torneira em termos de resíduos de plástico que entram em nossos oceanos, quanto para ajudar a limpar a poluição existente”, explica.
Em termos de ações efetivas, a Coca-Cola introduziu neste mês uma nova garrafa feita com 25% de detritos oceânicos reciclados. A empresa também pretende recuperar 100% das latas e garrafas que usamos até 2030, além de tornar suas garrafas e latas com 50% de conteúdo reciclado, e em embalagens totalmente reciclável até 2025.
Também em comunicado, a Nestlé afirma que “o último relatório #BreakFreeFromPlastic destaca os desafios contínuos que enfrentamos como sociedade, ao lidar com a questão de embalagens e resíduos de plástico. É completamente inaceitável que essa embalagem acabe como lixo no meio ambiente, e estamos trabalhando duro para tornar todas as nossas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025”.
De acordo com o Break Free From Plastic, reduzir o uso de plástico não é o único problema. Atualmente, a reciclagem continua sendo um grande desafio, e os plásticos, que compõem 10% da indústria de combustíveis fósseis, causam danos duradouros ao meio ambiente.