Amazon abrirá mercearia em 2020
Empresa promete que empreendimento será diferente de Whole Foods e Amazon Go
A Amazon vai lançar sua própria mercearia em 2020. O empreendimento será construído na Califórnia e, de acordo com a empresa, será diferente e sem nenhuma ligação com o Whole Foods e o Amazon Go.
O Amazon Go oferece um serviço de vendas sem caixas, no qual os compradores entram em uma loja com sensores que identificam quando um produto é retirado da prateleira e registra a compra direto na conta Amazon do cliente. Essa tecnologia, porém, não será integrada ao novo projeto.
Em março, o Wall Street Journal já havia noticiado que a Amazon estava investindo em uma mercearia. Na época, o WSJ já havia informado também que o novo serviço se diferenciaria bastante do Whole Foods, que é focado apenas em produtos orgânicos.
A ideia da mercearia é oferecer um serviço mais básico e próximo das redes mais simples dos Estados Unidos, sem grandes inovações tecnológicas – pelo menos inicialmente – e com produtos vendidos por um preço acessível. Com esse diferencial, o novo projeto ajudaria a Amazon a expandir seus serviços para atingir um maior público e ter uma maior fatia do mercado no qual investem.
Se o Amazon Go é um serviço mais nichado, destinado apenas aos que já são clientes da Amazon, e o Whole Foods alcança apenas uma fatia pequena do público consumidor, é provável que o novo serviço seja projetado para o público médio e, talvez, aproximá-lo dos demais projetos da empresa de Jeff Bezos.