Pesquisa mostra que maioria dos consumidores abandonaria marcas que usam seus dados de forma invasiva

Pesquisa mostra que maioria dos consumidores abandonaria marcas que usam seus dados de forma invasiva

Mais de 75% dos consumidores não estão confortáveis com a coleta de dados via microfone ou assistente de voz

por Soraia Alves
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Um novo estudo global da Accenture Interactive mostra que a maioria dos consumidores não compraria de marcas se o uso de dados se tornasse invasivo.

Mais de 8 mil consumidores do mundo todo foram entrevistados, e a pesquisa concluiu que aproximadamente 73% dos consumidores estão dispostos a compartilhar informações pessoais se as marcas forem transparentes em relação ao uso que farão delas. Em 2018, esse número era de 68% dos entrevistados, e a mudança aponta uma oportunidade para as marcas que oferecem valor em troca dos dados de seus clientes, garantindo que não haverá qualquer tipo de abuso.

A pesquisa também constatou que os consumidores querem que as marcas os conheçam e compreendam: 87% dos consumidores disseram que é importante comprar de uma marca ou varejista que “entende quem eu sou de verdade“.

Ainda assim, o público não quer que as marcas violem sua privacidade. Mais de 75% dos consumidores não estão confortáveis com a coleta de dados via microfone ou assistente de voz, e 51% afirma que o número de anúncios invasivos está crescendo.

Quase 30% dos consumidores conhecem uma marca que foi “longe demais” e 69% desses consumidores deixaria de fazer negócios ou repensaria seu relacionamento com uma marca por conta disso.

O estudo também mostra que entre os consumidores que afirmam que uma marca se comunicou com eles de forma excessivamente pessoal, mais de 71% tiveram essa impressão porque a marca tinha informações sobre suas famílias que eles não tinham compartilhado diretamente.

Já 93% do público concorda que é importante que toda interação com a marca seja “excelente”.

Para Scott Tieman, líder global para Programmatic Services na Accenture Interactive: “Muitos consumidores afirmam que as marcas não os conhecem bem o suficiente para servi-los de forma que se sintam especiais. Por outro lado, quando as marcas parecem saber demais, podem acabar perdendo a confiança do consumidor. Estamos em um momento importante da publicidade digital em que as marcas precisam ter um propósito na abordagem de aquisição de dados que seja transparente e bom tanto para a marca quanto para o consumidor”.

De forma geral, o estudo recomenda que “as marcas adequem a arquitetura de dados dos sistemas da empresa de forma a refletir as regulamentações atuais. Em última instância, elas precisam respeitar o direito dos consumidores de acessarem seus dados, serem “esquecidos” ou solicitarem a portabilidade das informações. Isso precisa fazer parte da sua tecnologia”.

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