Alexa agora pode responder usuário de forma animada! (ou desapontada…)
Disponível por enquanto nos Estados Unidos, recurso conta com três modos de intensidade para as duas reações e visa humanizar forma como assistente virtual interage com usuários
Depois de anunciar planos de aperfeiçoar a inteligência artificial da Alexa, criar parceria com a Adobe para permitir que a assistente ajude a desbloquear o processo criativo do usuário e, claro, enfim inaugurar a versão em português do software, a Amazon agora quer fazer do programa o mais humano que conseguir. O primeiro passo para isso é uma nova habilidade que a companhia inaugurou hoje nos Estados Unidos, que permite à assistente virtual responder com tom entusiasmado ou decepcionado às comandos do usuário.
Possibilitada pela tecnologia que a empresa classifica como “Neural Text-to-Speech”, a habilidade de acordo com a Amazon aumentou em 30% a “satisfação dos clientes com experiência de voz” nos testes. Seja em tom desapontado ou animado, as duas vertentes possuem 3 níveis de intensidade e permitem que os desenvolvedores de aplicações para a Alexa customizem a função da maneira que melhor preferirem.
Você pode conferir os dois modos novos de entonação da assistente abaixo:
Além de emoções, a Amazon também desenvolveu um terceiro modo específico aos Estados Unidos e Austrália que permite a Alexa ler as notícias no tom de âncora de jornal. A proposta, que também mira o recurso musical da assistente, é mais um aperfeiçoamento para possibilitar que ela deixe de soar como uma inteligência artificial e entregue com melhor fluidez as notícias, mudando pontos específicos de entonação na hora de anunciar fatos considerados importantes.