Black Friday este ano registra 4,8 mil reclamações antes mesmo do fim da sexta-feira
Propaganda enganosa e problemas na finalização da compra estão entre as principais queixas dos consumidores, cujo volume é 44% maior em relação ao ano passado
O período avassalador de compras conhecido como Black Friday já está em andamento em todo o país nesta sexta-feira, 29 de novembro, e como é de esperar o número de clientes insatisfeitos já soma um volume dos mais nervosos no mercado. De acordo com o Reclame Aqui, cerca de 4800 reclamações já foram feitas pelos consumidores desde as 11 horas de quarta-feira (27) e até o meio-dia da data de hoje, registrando um novo aumento no índice pesquisado pelo site.
Para se ter uma ideia do estrago, o número representa um aumento de 44% nas reclamações para 2018, quando o Reclame Aqui registrou no mesmo período cerca de 3332 reclamações. Quem acumula os maiores números de queixas são a Americanas.com e a KaBuM!, que lideram por enquanto o ranking de sítios no campo com 148 reclamações e são seguidos de perto pelas Casas Bahia (117), Magazine Luiza (115) e Méliuz (109).
Entre os motivos de contestação dos consumidores, destaca-se com naturalidade as reclamações de propaganda enganosa e de problemas na finalização na compra, queixas comuns em uma época onde os revendedores apelam para as mais diferentes táticas para chamar a atenção do cliente online sem necessariamente preparar o site para o volume de acessos. Já o produto que este ano gera mais discórdia nesta Black Friday é mesmo o celular: responsável por 10,2% das queixas registradas no Reclame Aqui, a busca frenética na rede por aparelhos como o Galaxy A50 e o Redmi Note 8 sem dúvida está gerando atrito entre vendedores e consumidores.
O Reclame Aqui também confirma que itens como tênis (6,67% das queixas), peças e acessórios (4,34%) e TVs (3,7%) estão entre os produtos que apresentam mais problemas e questões de compra nestes últimos três dias.