3 horas na fila para ver 5 mil anos da China
Aproveitei o feriadão e ontem fui ver a exposição China: Guerreiros de Xi’An e os Tesouros da Cidade Proibida, que acontece na Oca do Parque do Ibirapuera. Estava lotado, a fila dava voltas e mais voltas no parque, no final das contas acabei ficando mais de 3 horas esperando. É fácil explicar o motivo de tanta gente, além do feriado, os ingressos estavam em promoção: apenas R$ 1,00.
Mas valeu a pena, a mostra é belíssima. São cerca de 450 peças, com destaque para os 11 guerreiros de Xi’An em terracota. Tudo espalhado em três andares e mais o sub-solo (onde estão os guerreiros), pra ver tudo é preciso mais ou menos umas 2 horas.
Vendo aquelas raridades ali, fica até difícil imaginar que grande parte delas existiam há mais de 5000 mil anos atrás. Vasos, esculturas, moedas, roupas, móveis e tudo mais. A parte dedicada a Cidade Proibida é impressionante, com a sala e o trono do rei montados inteirinhos na nossa frente. O setor que mostra as armaduras e roupas militares do exército chines também é fantástico, as cores das vestimentas obedecem uma ordem hierárquica.
Claro que a parte mais esperada da exposição, são os Guerreiros de Xi’An em terracota. São 11 expostos na mostra, mais 2 cavalos. É tudo em tamanho natural, cada um em posições e com feições diferentes. É impressionante o detalhismo das peças.
Recomendo, é um passeio obrigatório. A exposição vai até o dia 18 de Maio e quem for, recomendo levar um agasalho. Lá dentro da Oca faz um frio desgraçado, chegando a 18 graus.