Há pouco menos de um mês, o Dicionário Collins apresentou sua escolha para expressão do ano: “greve do clima”. Agora, dando sequência à seleção de palavras e/ou termos que marcaram o ano, o Dicionário Macquarie elegeu “cultura do cancelamento” como a expressão que melhor representa 2019.
A cultura do cancelamento é, basicamente, um movimento de boicote a empresas, marcas, artistas, eventos e figuras públicas em geral, que venham a agir de forma considerada ofensiva, “incorreta” ou incoerente com seus próprios discursos ou valores promovidos. O fenômeno característico das redes sociais, no entanto, geralmente tem um efeito menor que o desejado, além de levantar a discussão sobre o que é ou não “válido” para o cancelamento.
🚨 WORD OF THE YEAR 2019 🚨
— Macquarie Dictionary (@MacqDictionary) December 1, 2019
Announcing the Macquarie Dictionary Committee's Choice Word of the Year as 🚫 CANCEL CULTURE 🚫! Find out why this word was chosen and our three Honourable Mentions and the rest of the shortlist on our website. https://t.co/aeGZyMEwfd pic.twitter.com/6xeyyfA6ms
A escolha do termo foi feita pelo comitê de jurados do dicionário, que elegeu 75 palavras e expressões para uma votação final entre si. O dicionário também promove uma votação popular até o dia 10/12, na qual é possível escolher até 3 termos (todos em inglês).
A lista para votação traz menções como “eco-ansiedade” e “thicc”, termo originário do inglês americano africano e que é uma celebração da positividade do corpo fora da conformidade de padrões de beleza brancos convencionais.