McDonald’s opera restaurante somente com funcionários PCDs
Iniciativa tem o objetivo de mostrar que as limitações geradas por uma deficiência não impedem o perfeito convívio em sociedade
Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na terça-feira (03/12), o McDonald’s operou 3 de seus restaurantes somente com funcionários PCDs. Uma das unidades escolhidas para realizar a ação, em Tamboré, bairro localizado em Barueri, na Grande São Paulo, recebeu funcionários vindos de várias regiões, que ficaram na unidade entre 10h e 16h.
O McDonald’s ressalta que sempre investiu em programas de incentivo à contratação de pessoas com deficiência e em toda a área de capacitação e treinamento. Ao ano são cerca de R$ 40 milhões investidos.
Atualmente, a rede conta com mais de 1.500 PCD’s trabalhando em lojas da rede, sendo 436 contratados apenas esse ano. Para a ação, a rede reuniu 93 colaboradores, sendo 29 apenas para o restaurante de Tamboré. Destes, 20 possuem deficiência intelectual, 6 tem algum tipo de deficiência física, 2 tem deficiência auditiva e 1 possui deficiência visual.
A iniciativa tem o objetivo de mostrar que as limitações geradas por uma deficiência não impedem o perfeito convívio em sociedade, principalmente no que se refere ao trabalho. Vale ressaltar, ainda, que o governo Bolsonaro encaminhou ao Congresso um projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade de cotas para a contratação de pessoas com deficiência ou reabilitadas.
O PL 6.195/2019 oferece às empresas a opção de substituir a contratação de PCDs pelo pagamento de 2 salários mínimos mensais. De acordo com o Ministério da Economia, o dinheiro resultado do PL seria usado para habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.
Apesar de ter sido encaminhado para votação no Congresso Nacional, o projeto deve ser barrado.