Twitter divulga lista com campanhas de destaque no Brasil em 2019
Dividido em 11 categorias, ranking contempla as marcas Natura, Skol, Renault, Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald's, Globoplay e Netflix
O Twitter divulgou uma lista de marcas e campanhas que se destacaram em boas práticas de utilização da plataforma e conseguiram transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa ao longo do ano. No Brasil, as marcas incluídas no levantamento de 2019 foram Natura, Skol, Renault, Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald’s, Globoplay e Netflix.
O levantamento interno do Twitter analisou campanhas em 11 categorias que consideram elementos como autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de vídeo, geração de expectativa e conteúdo exclusivo para o Twitter. Para cada categoria, a empresa elencou uma marca que soube aproveitar bem as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores.
O ranking com as marcas de destaque no Twitter Brasil em 2019, divididas nas categorias analisadas ficou assim:
Lançamento com propósito – Natura
Com o desafio de rejuvenescer a marca e engajar com um público mais jovem, a Natura escolheu o Twitter como principal plataforma para a construção desse relacionamento. A marca criou a persona Nat Natura, que substituiu a Natura Institucional no Twitter, e adotou uma nova maneira mais humanizada de se comunicar.
Nat é jovem, negra e abraça conversas em torno do ativismo social, ambiental e cultural. Essa nova persona abrange todos os valores de marca e missão da Natura, gerando conexão com movimentos sociais que acontecem na plataforma.
Conexão cultural – Skol
A Skol definiu sua persona como o “funcionário coringa”, aquele que frequenta o happy hour e está sempre brincando com alguns dos principais assuntos do dia. Isso permitiu à marca se conectar de maneira significativa e irreverente à cultura e às conversas das pessoas. Com o apoio da agências GUT e Draftline, a Skol apresentou consistência de personalidade e criatividade em conteúdo e posicionamento de produtos de maneira orgânica e natural em diversos momentos ao longo do ano.
Teaser de pré-lançamento – Renault
Em 2019, a Renault lançou o novo modelo do SUV dos compactos, o Kwid Outsider, resgatando um clássico dos anos 80 e 90: “A Caverna do Dragão”. Presos há décadas num reino sombrio e cheio de perigos, os personagens do desenho finalmente escaparam graças à agilidade e robustez do Kwid. Com forte apelo emocional, a marca explorou o fator “nostalgia” junto ao target, com criatividade e uma grandiosa produção cinematográfica em live action.
Parte do sucesso se deve à uma estratégia de lançamento inspirada na estreia dos blockbusters. Em parceria com o Omelete, a campanha contou com teasers, trailers, pôsteres e reportagens temáticas. A campanha é assinada pela agência DPZ&T.
Melhor lançamento de produto – Google
Para promover a função “placar”, que traz estatísticas e resultados de partidas de futebol para o seu mecanismo de buscas em tempo real, o Google decidiu conversar com os torcedores pelo Twitter durante os jogos de seus times. Para isso, a empresa contou com celebridades do esporte, que estrelaram peças publicadas por perfis de grandes clubes, além de criadores de conteúdo do Twitter que divulgaram a hashtag #JogaNoGoogle.
Na ação realizada em parceria com as agências W3Haus, AKQA e Wunderman, a marca combinou criatividade, variedade de conteúdo (com mais de 100 vídeos para dias de jogos) e uma ótima leitura sobre o comportamento dos usuários da plataforma durante eventos ao vivo.
Lançamento de marca – Turma da Mônica
Para contar as novidades da Mauricio de Sousa Produções, se aproximar e interagir com os fãs, o perfil oficial da marca realizou um forte reposicionamento para se tornar altamente conectado à cultura e aos momentos em tempo real no Twitter. Com esse comportamento, o @TurmadaMonica se tornou um dos perfis mais relevantes para ser seguido na plataforma, juntando-se a diferentes tipos de conversa – sempre com um ponto de vista único e autêntico.
Melhores práticas de vídeo – Apple
Ao longo do ano, a Apple diversificou o uso de vídeo no Twitter, apostando em diferentes formatos adequados para cada fase de suas campanhas. Com vídeos curtos, assertivos e que trazem a identidade de marca, a empresa conseguiu contar uma história mesmo sem som, com um conteúdo totalmente voltado para uma plataforma mobile como o Twitter.
Um dos exemplos é a campanha “Complete Os Círculos”, feita para o lançamento do Apple Watch. A marca utilizou vídeos de até 6 segundos, com muitos elementos visuais, e conseguiu transmitir suas principais mensagens e engajar a audiência sem o áudio. As ações são assinadas pela agência Media Arts Lab.
Voz de marca – Brahma
Em 2019, a Brahma decidiu assumir a identidade de uma persona que gosta de duas das coisas mais populares no Brasil: futebol e sertanejo. Em vez de criar uma linha de comunicação sofisticada, a marca optou por uma linha popular, que permitiu a adoção de um diálogo sincero e divertido com seus consumidores.
Entre as ações realizadas, a Brahma atendeu a um pedido de um torcedor, que solicitou um patrocínio da marca para poder pagar caixas de cerveja aos amigos torcedores de times rivais, depois de perder apostas. Essa identidade permitiu à marca se conectar naturalmente com pessoas que falam sobre cerveja. As ações foram realizadas pelas agências Africa e Draftline.
Uso de transmissão ao vivo – Descomplica
Nos sábados que antecederam os dois domingos de provas do ENEM, a plataforma de educação digital Descomplica transmitiu ao vivo dois programas de 12 horas chamados #RelashowEnem. Criado com o objetivo de revisar o conteúdo das matérias esperadas para o exame, o programa apresentava sessões de meditação, ioga, dicas de nutrição e performances divertidas dos professores.
O Descomplica trouxe conteúdo ao vivo de qualidade para a plataforma e conseguiu gerar conversas e engajar com o público dentro de um dos assuntos que mais provocou conversas no Twitter no Brasil no período.
Melhor uso de criadores – McDonald’s Brasil
O McDonald’s criou e lançou a campanha #FomeDeMc com base em uma conversa que já era forte entre os brasileiros, principalmente no Twitter. A partir do insight de que as pessoas na plataforma manifestavam naturalmente sua vontade específica de comer no Mc, a equipe de ArtHouse reuniu um time de criadores para impulsionar a conversa e contar como eles se sentem quando estão com #FomeDeMc .
Com olhares diversos, os criadores utilizaram memes, ilustrações, quadrinhos e até maquiagem para contar o que é a tal #FomeDeMc, contextualizando com alguma coisa que estava acontecendo no momento. A campanha é da DPZ&T.
Impacto cultural – Globoplay
Em uma sequência de tweets, @EduardoHanzo contou a história do conflito entre sua avó e a vizinha dela, apelidada de Boi. A thread viralizou, chegou até Gloria Perez e inspirou uma série original do Globoplay, “Eu, a Vó e a Boi”, que estreou no serviço de streaming em 29/11. A produção, desenvolvida pelos Estúdios Globo, foi criada e escrita por Miguel Falabella, com Flávio Marinho e Ana Quintana, e direção de Mariana Richard.
Engajamento com os fãs – Netflix
Em julho deste ano, no pré-lançamento da terceira temporada da série “Stranger Things”, a Netflix lançou o “Stranger Antenna”, um aplicativo que simula uma típica TV dos anos 1980. Para que a “tv” funcionasse, o usuário precisava aproximar uma palha de aço à câmera do celular, como se fosse uma antena. Após fazer isso, o app exibe um programa apresentado por Carlos Moreno, ex-protagonista dos comerciais da Bombril, com cenas exclusivas da terceira temporada da série.
Criada em parceria com a AKQA, a ação gerou grande repercussão no Twitter. Em novembro, a marca também trouxe aos fãs vídeos de erros de gravação, relembrando os melhores momentos da trama.