Mais de 267 milhões de usuários do Facebook nos EUA tiveram dados vazados em dezembro
Quebra de privacidade se deu graças a criminosos vietnamitas e deixou informações dos perfis acessíveis por duas semanas em fórum
Mais um dia, mais um caso de vazamento de dados no Facebook. Um estudo recém lançado da Comparitech e o pesquisador de segurança Bob Diachenko revela que a rede social de Mark Zuckerberg deixou exposto online as informações de cerca de 267 milhões de usuários nos EUA, incluindo coisas como números de telefone, nomes e IDs.
Segundo o relatório (que você pode ler na íntegra aqui), a quebra de privacidade se deu devido ao que é definido como “uma operação ilegal de sucateamento ou abuso do API do Facebook” por meliantes do Vietnã, que começou no dia 4 dezembro e seguiu aconteceu até o último dia 18. Embora o acesso agora esteja devidamente inviabilizado, ele chegou a ser compartilhado em um fórum de hackers durante o período.
Procurado pelo Engadget, um porta-voz do Facebook declara que a empresa “está analisando o ocorrido”, mas que acredita que as informações obtidas no vazamento foram conseguidas a partir de alterações promovidas pela companhia nos últimos anos justamente “para melhor proteger os dados das pessoas”.
O caso é apenas mais um capítulo no longo histórico da companhia com a falta de segurança de dados de sua extensa base de usuários. Não são poucas as ocorrências desde o escândalo do Cambridge Analytica, sendo que o último é de setembro e envolveu dados de 419 milhões de perfis.