CES 2020: Quibi promete conteúdos no celular que podem ser assistidos tanto na vertical quanto na horizontal
Séries e programas originais foram pensados para funcionar nos dois formatos dentro da plataforma, que espera ser lançado no próximo 6 de abril com mais de 60 conteúdos
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Depois de nada menos que dois anos e meio de desenvolvimento, o serviço de streaming Quibi devem enfim ser lançado oficialmente no próximo dia 6 de abril, o que significa que chegou a hora da companhia começar a revelar ao mundo mais detalhes de sua plataforma. E na Consumer Electronic Show 2020, o fundador e a CEO da empresa Jeffrey Katzenberg e Meg Whitman revelaram o que deve ser um dos principais atrativos do aplicativo desenvolvido para celulares: a possibilidade de assistir seus conteúdos originais independente da orientação do aparelho.
Intitulado “Turnstyle”, a ferramenta divulgada no evento chega a ser assustadora de tão simples: ao gosto do espectador, o celular (ou tablet) pode ser girado de uma orientação vertical para horizontal – e vice-versa – sem que o conteúdo perca o andamento, dado que ele foi elaborado para os dois formatos. A manutenção da qualidade pelo visto se dá pela sincronização do áudio nas duas orientações – e praticamente elimina as tradicionais “faixinhas pretas” das laterais na horizontal.
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De acordo com os executivos no evento, todos os programas originais do Quibi foram elaborados para serem vistos em ambas as orientações. Ao Engadget, Katzenberg chegou a declarar que a companhia “criou um manual detalhado” de como manejar a filmagem dos programas sem perder de vista o desafio do formato duplo a partir dos mais de 175 conteúdos produzidos por diferentes cineastas ao longo do último ano, incluindo gente do porte de Doug Liman e Catherine Hardwick.
Haverão conteúdos que inclusive usarão o turnstyle como recurso de interatividade, como o seriado “Wireless” que alternará a câmera da perspectiva do protagonista para a tela do celular usado por ele a partir da ferramenta.
Katzenberg e Whitman também divulgaram na CES que o Quibi terá dois modelos de assinatura, incluindo um com anúncios por 5 dólares e outro sem por 8 dólares, e só estará disponível para aparelhos móveis com Android e iOS. No dia 6 de abril, haverão cerca de 35 curtas de 7 a 10 minutos disponíveis na plataforma e outros 25 programas diários com inúmeros temas e atrações.