Verizon lança mecanismo de busca focado em proteger privacidade do usuário
OneSearch promete ser um buscador que não guarda seu histórico e nem investiga o navegador
A ferramenta de pesquisas do Google é de longe a principal opção para buscas na internet. O problema é que, de alguns anos para cá e com escândalos sobre vazamento de informações e quebra de privacidade, empresas como o próprio Google e o Facebook tiveram sua imagem manchada e sua credibilidade reduzida.
Agora, uma nova empresa importante no mercado americano está investindo em um novo mecanismo de busca, cujo foco é justamente na manutenção da privacidade do usuário para tentar ameaçar o reinado do Google. O serviço se chama OneSearch e funciona tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.
A Verizon afirma que o OneSearch oferece resultados para pesquisas sem nenhuma aplicação de filtro e totalmente imparcial. A empresa também promete não armazenar nenhum dado referente ao histórico de pesquisa dos usuários, e fará com que as pesquisas e resultados sejam todos encriptados, para que a navegação não possa ser rastreada.
O OneSearch possui espaço para propagandas, mas estas serão exibidas de acordo com as buscas feitas pelo usuário, e não de acordo com o histórico do navegador. Com isso, não haverá invasão do mecanismo no navegador da pessoa, apenas uso da própria busca para recomendar propagandas relacionadas.
Como lembra o Mashable, a Verizon já é dona de grandes espaços na internet, como o HuffPost, o TechCrunch e o Yahoo. De acordo com a própria Verizon, a empresa alcança 900 milhões de pessoas mensalmente. O OneSearch já está disponível para ser utilizado aqui.