Apple anuncia plataforma de publicidade mobile: iAd
No evento de apresentação da versão 4 do sistema operacional do iPhone, Steve Jobs demonstrou, entre outras diversas novas funções, a plataforma de publicidade mobile iAd.
Isso não significa apenas mais publicidade, desta vez administradas pela Apple, dentro dos aplicativos, mas também maiores possibilidades de interação e conteúdo.
Steve Jobs contou que um usuário de iPhone gasta em média 30 minutos por dia utilizando aplicativos, e se um anúncio for exibido a cada 3 minutos, teremos 1 bilhão de impressões de publicidade por dia.
Um dos exemplos mostrados foi um anúncio mobile de “Toy Story 3”. Quando clicada, a peça abre em tela cheia e existe diversos conteúdos interativos, como vídeos, aúdio e games. Tudo dentro do “banner”, sem a necessidade de fechar o aplicativo.
Outro exemplo foi um anúncio da Nike, em que o usuário pode assistir vídeos, encontrar uma loja e customizar o próprio tênis através da peça.
A venda dos espaços publicitários fica por conta da Apple, em um esquema 60/40. 60% da receita vai para o desenvolvedor. Como iPhone e iPad não suportma flash, os formatos publicitários devem ser desenvolvidos em HTML5.
É uma enorme novidade para o mercado de publicidade mobile, mas ao mesmo tempo não uma boa notícia para as pessoas que já compram o aparelho, pagam pelos aplicativos e terão que encontrar mais intrusão em suas ferramentas. Os comentários que encontrei até agora foram extremamente negativos, e uma solução para isso seria limitar a rede iAd apenas para aplicativos gratuitos.