Mesmo com mulheres dominando o setor, marcas pagam mais para homens em posts patrocinados na redes sociais
Nos últimos 5 anos, mulheres receberam 45% menos do que os homens por post em todas as plataformas sociais
Um recente relatório feito pela Izea, empresa que conecta profissionais de marketing e influenciadores digitais (e publicado pelo Business Insider), estudou os valores negociados através da plataforma da empresa para posts patrocinados nas redes sociais entre 2014 e 2019. O resultado aponta que as mulheres dominam o setor de influenciadores digitais, um mercado que deve chegar a US$ 15 bilhões em 2022, mas, ainda assim, são os homens quem ganham mais por cada conteúdo patrocinado.
Segundo a Izea, nos últimos 5 anos as mulheres dominaram a indústria de influenciadores e alcançaram uma média de 87% de todo o negócio. Mas, dentro do mesmo período, as mulheres receberam 45% menos do que os homens por post em todas as plataformas sociais, incluindo Facebook, YouTube, Instagram e blogs em geral, diz o relatório.
O documento apresenta a diferença de valores nos posts patrocinados assim:
2014
- Homens: US$ 69,00
- Mulheres: US$ 75,00
2015
- Homens: US$ 290,00
- Mulheres: US$ 143,00
2016
- Homens: $ 583,00
- Mulheres: $ 299,00
2017
- Homens: US$ 1,411,00
- Mulheres: $ 753,00
2018
- Homens: $ 1,384,00
- Mulheres: $ 926,00
2019
- Homens: US$ 2,152,00
- Mulheres: US$ 1,138,00
A empresa ressalta que seus dados abrangem milhares de negócios e “dezenas de milhares de influenciadores”, desde microinfluenciadores até celebridades e, portanto, o relatório pode ser considerado um recorte sobre o panorama geral da atual relação marketing digital e influenciadores: “O marketing de influenciadores começou com ‘mamães blogueiras’ há mais de uma década e as mulheres ainda dominam o cenário hoje”, diz Ted Murphy, CEO da Izea.
Por ser um grande nicho de influenciadores digitais, a empresa também analisou especificamente as taxas médias pagas por gênero para conteúdo patrocinado no Instagram. Em 2019, o valor médio pago aos homens foi de cerca de US$ 2.365,00 e, para as mulheres, a taxa média foi de US$ 1.519,00, de acordo com o relatório.
No geral, a diferença de valores pagos por gênero em posts do Instagram ficou assim:
2014
- Homens: US$ 141,00
- Mulheres: US$ 133,00
2015
- Homens: US$ 1,337,00
- Mulheres: US$ 248,00
2016
- Homens: Us$ 1,689,00
- Mulheres: US$ 692,00
2017
- Homens: US$ 1.670,00
- Mulheres: US$ 1,046,00
2018
- Masculino: US$ 1,333,00
- Mulher: US$ 1.101,00
2019
- Homens: US$ 2,365,00
- Mulheres: US$ 1.519,00
Para Murphy, a explicação pela discrepância dos valores de conteúdos patrocinados entre homens e mulheres é uma questão de “oferta e demanda: “O grande volume de influenciadores do sexo feminino que disputam o dinheiro da marca reduz sua alavancagem de preços em comparação com os homens. A escassez e a demanda aumentam o preço e, infelizmente, parecem estar trabalhando contra as influenciadoras, particularmente aquelas que se identificam como caucasianas”, diz.