99 aposta em inteligência artificial para prever crimes
Empresa diz que reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60% no ano passado
Em novo relatório, a 99, aplicativo de transporte que integra a companhia global de mobilidade Didi Chuxing, garante que reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60%, por milhão de corridas, em 2019. Segundo a empresa, o resultado aconteceu depois de um investimento robusto em segurança, com o uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de todas as chamadas, detectar corridas perigosas e prever incidentes antes mesmo que eles aconteçam.
Para entender como a inteligência artificial da 99 opera, é possível imaginar que o mesmo trabalho poderia ser feito por milhões de especialistas de segurança analisando cada chamada individualmente. Em vez disso, a empresa possui algoritmos que em poucos segundos investiga toda a plataforma num piscar de olhos.
No momento da chamada de uma corrida, o sistema vasculha padrões de comportamento que estão associados a incidentes (como horário, modo de pagamento e histórico do usuário). Por exemplo, se um passageiro acaba de baixar o aplicativo da 99, solicita uma corrida em dinheiro e em horas avançadas, a tecnologia entende que pode ser uma chamada de risco. Essa soma de fatores resulta em um bloqueio automático ou a validação adicional de identidade, pedindo dados como nascimento, CPF e cartão de crédito.
De acordo com Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99: “Hoje, mais de 99,99% das nossas chamadas terminam em segurança. Mas não estamos tranquilos com esse número e vamos nos manter dedicados em sempre promover mais proteção antes, durante e depois das corridas”, comenta.
A 99 garante que também investe em segurança durante as corridas, utilizando recursos como câmeras de segurança, alerta de áreas de risco e o compartilhamento de rotas. E depois da corrida, numa central de emergência 24h, 7 dias por semana, que responde prontamente em caso de necessidade.