Sampa nas Olímpiadas 2012
São Paulo é uma das cidades candidatas a sede dos Jogos Olímpicos de 2012. Na próxima segunda-feira, acontece uma sessão pública no Sesc/Pompéia, onde todo o dôssie da candidatura será entregue ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
O mais incrível é o valor da taxa de inscrição: “míseros” 200 mil reais! Junto com São Paulo, a cidade do Rio de Janeiro também está na disputa. A escolha do COB só sai no dia 7 de Julho, quando um dos dois munícipios será efetivamente cadastrado no Comitê Olímpico Internacional (COI), se tornando o candidato oficial do Brasil.
Estima-se que, sendo qualquer uma das duas cidades escolhidas, o valor total desembolsado em taxas de inscrições será de 2 milhões de reais! Fico pensando o que acontece com esse dinheiro, caso a cidade candidata não seja escolhida sede das Olímpiadas…
Bom, mas se fizerem na cidade pelo menos a metade do que estão prometendo, caso os jogos olímpicos realmente ocorram em São Paulo, eu já sou um dos defensores fervorosos dessas candidatura paulistana.
Segundo o dôssie, a candidatura prevê nada menos que a construção de duas novas linhas de metrô e 25 novas estações, acesso ao aeroporto de Guarulhos através de uma linha de trem expresso, a recuperação dos rios Pinheiros, Tietê e Tamanduateí, além das represas Guarapiranga e Billings, a criação de 30 novos parques, a construção de 300 km de ciclovias, a construção de novos bairros residenciais em áreas desocupadas na região central da cidade, além da construção de cinco parques olímpicos.
Só pelas linhas novas de metrô, essa candidatura já vale a pena. Antes da postulação da cidade, a previsão era de que estas novas linhas fossem entregues à população até 2020. Ou seja, quase 10 anos de adiantamento.
Sou totalmente a favor da realização das Olímpiadas aqui em São Paulo, acho que a cidade só tem a ganhar com isso (principalmente depois que os jogos acabarem…).