Em parceria com a OMS, Google lança “SOS Alert” contra fake news sobre coronavírus
Recurso é uma notificação que aparece na parte superior da página de pesquisa quando o usuário busca por informações sobre a doença

A internet é uma das principais fontes que as pessoas usam para se informar sobre tragédias e epidemias globais. Porém, é também através da internet que muitas informações falsas são repassadas, muitas vezes servindo para aumentar o caos entre a população. Para evitar isso em relação ao coronavírus, o Google anunciou um novo recurso em colaboração com a Organização Mundial da Saúde para reduzir a disseminação de fake news sobre a doença.
Today we launched an SOS Alert w/ @WHO, to make resources about #coronavirus easily accessible. When people search for related info on @Google, they’ll find the alert atop results page w/ direct access to safety tips, info, resources & Twitter updates from WHO.
— Google Communications (@Google_Comms) January 30, 2020
Chamado “SOS Alert”, o recurso é uma notificação que aparece na parte superior da página de pesquisa quando o usuário busca por informações sobre o coronavírus.

De acordo com o comunicado do Google, ao clicar alerta no topo, as pessoas veem “dicas de segurança, informações, recursos e atualizações do Twitter da OMS”, explica.
Outras redes sociais também estão se esforçando para evitar a proliferação de fake news sobre o coronavírus. O Twitter anunciou que irá ajustar seus resultados de pesquisa para combater a desinformação baseada em coronavírus, enquanto o Facebook prometeu remover posts com teorias de conspiração relacionadas à doença.