“Parasita” e “Jojo Rabbit” saem vencedores de prêmio do sindicato dos roteiristas de Hollywood
Enquanto filme de Taika Waititi agora é favorito para o Oscar de roteiro adaptado, suspense de Bong Joon-ho disputa com "Era Uma Vez em... Hollywood" a categoria de roteiro original
O sindicato de roteiristas de Hollywood realizou na noite deste sábado (1) a cerimônia de entrega dos WGA Awards, prêmio que celebra as produções do último ano com os melhores roteiros e é termômetro importante para as categorias do Oscar. Este ano, os grandes agraciados pela organização foram “Parasita” e “Jojo Rabbit”, que foram escolhidos vencedores pelos membros para as respectivas de honrarias de roteiro original e roteiro adaptado.
Ainda na parte de cinema, o WGA também consagrou “The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley” como campeão da categoria de roteiro para documentário.
Embora sinalizem favoritismo entre os votantes (que também participam da eleição da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), as vitórias tem pesos diferentes para as duas produções. Enquanto a sátira de Taika Waititi chega no Oscar agora como provável vencedor da categoria de adaptado (e tendo “O Irlandês” e “Adoráveis Mulheres” como maiores rivais), o triunfo de “Parasita” no WGA não tem o mesmo significado porque seu maior oponente na corrida de original, “Era Uma Vez em… Hollywood”, não era elegível para o prêmio pois Quentin Tarantino não é membro do sindicato – o que certamente aumenta a expectativa para a categoria no próximo domingo, 9 de fevereiro.
Já na parte de televisão, o WGA Awards elegeu “Succession” e “Barry” como detentores dos prêmios de roteiro para série de drama e comédia, respectivamente. “Watchmen”, “Chernobyl” e “Fosse/Verdon” também foram celebrados pelo sindicato.
Confira a lista de vencedores do prêmio abaixo. Os campeões estão em negrito:
Melhor Roteiro Original
“1917”
“Entre Facas e Segredos”
“Fora de Série”
“História de um Casamento”
“Parasita”
Melhor Roteiro Adaptado
“Adoráveis Mulheres”
“Coringa”
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Um Lindo Dia na Vizinhança”
Melhor Roteiro para Documentário
“Citizen K”
“Foster”
“The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley”
“Joseph Pulitzer: Voice of the People”
“The Kingmaker”
Melhor Roteiro de Série de Drama
“The Crown”
“The Handmaid’s Tale”
“Mindhunter”
“Succession”
“Watchmen”
Melhor Roteiro de Série de Comédia
“Barry”
“The Marvelous Mrs. Maisel”
“PEN15”
“Russian Doll”
“Veep”
Melhor Roteiro de Nova Série
“Dead To Me”
“PEN15”
“Russian Doll”
“Watchmen”
“What We Do in the Shadows”
Melhor Roteiro Original para Minissérie
“Chernobyl” written by Craig Mazin
“The Terror: Infamy”
“Togo”
“True Detective”
Melhor Roteiro Adaptado para Minissérie
“El Camino: A Breaking Bad Movie”
“Fosse/Verdon”
“The Loudest Voice”
“Inacreditável”