Restauração em 4K do primeiro filme dos irmãos Lumière feita por fãs viraliza
Restauração de "A Chegada do Trem na Estação" foi postada no YouTube e, comparada com vídeo original, espanta pela qualidade da imagem
O ano é 1896, e os irmãos Auguste e e Louis Lumière exibem o que se tornaria um marco para o surgimento de uma nova forma de arte: o cinema. O curta “A Chegada do Trem na Estação”, que dura apenas 50 segundos, surgiu como um experimento científico que se tornou basilar para a história da sétima arte. Agora, o registro viralizou na rede ao ter divulgada uma versão restaurado em 4K com 60 quadros por segundo.
A restauração pode ser vista no vídeo abaixo, que foi postado no YouTube. Para fins de comparação, você pode ver acima a versão restaurada e, abaixo, a versão original com a limitada qualidade técnica do fim do século XIX.
A imagem restaurada ficou com uma qualidade tão díspare em comparação à obra original, que faz parecer que os próprios irmãos Auguste e Louis Lumière registraram o momento com uma câmera digital. A nitidez impactou a rede: mais de um milhão de pessoas já viram (ou reviram) o filme desde sua nova publicação.
Na época, a exibição do curta foi um marco em vários sentidos. Além da óbvia revolução tecnológica, as pessoas não estavam acostumadas a ver imagens em movimento, o que resultou em muitas pessoas tendo dores na vista e sentindo nervosismo ao se ver diante da projeção de um registro em movimento.