Twitter diz que uso de inteligência artificial tem ajudado a aumentar engajamento diário na plataforma
Empresa considera que aumento no número de usuários diários é resultado de algoritmos aprimorados que mostram tweets mais relevantes para as pessoas
O Twitter informou que teve 152 milhões de usuários diários durante os últimos meses de 2019, número maior que o registrado no trimestre anterior (145 milhões) e também superior ao resultado no mesmo período de 2019 (126 milhões). Para a empresa, esse pico recente é devido, em parte, aos modelos de aprendizado de máquina aprimorados que colocam tweets mais relevantes nas linhas de tempo e nas notificações das pessoas.
Por padrão, o Twitter mostra aos usuários uma linha do tempo algorítmica que destaca o que eles acham mais interessantes. Para usuários que seguem poucas contas, a plataforma também mostra curtidas e respostas das pessoas que seguem, dando a eles mais opções de interação. As notificações do Twitter também destacam os tweets que são apreciados pelas pessoas que você segue, mesmo que você tenha perdido esse tweet em sua linha do tempo.
A plataforma vem tentando continuamente aumentar o crescimento de seus usuários. A contagem mensal de usuários do serviço vinha caindo constantemente até 2019, tanto que agora a empresa fala em usuários diários e não mensais.
Comparado aos seus principais concorrentes, o Twitter ainda tem muito o que crescer. O Snapchat, por exemplo, reportou 218 milhões de usuários diários durante o último trimestre de 2019. Já o Facebook registrou 1,66 bilhão de usuários diários no mesmo período.
O Twitter também anunciou um marco em sua receita neste trimestre atingindo mais de US$ 1 bilhão em receita trimestral pela primeira vez. O total foi um pouco acima – US$ 1,01 bilhão no último trimestre, superando os US$ 909 milhões do mesmo período no ano anterior.