"BBB20" e o espírito do tempo digital

“BBB20” e o espírito do tempo digital

Como a decisão de incluir influenciadores digitais e inserir temas sociais do momento ajudou o reality show da Globo a encontrar nova vida nas redes sociais

por Mark Cardoso
bbb20

Em 15 dias, a atual edição do “BBB” já superou, em volume de menções (citação em conversas) no Twitter, toda a edição de 2019. A notícia é impactante – e faz pensar.

O formato do conteúdo segue praticamente o mesmo. Mudanças estéticas, narrativas e condicionais aparecem aqui e ali para surpreender participantes e telespectadores. Mas a grande sacada do Boninho, desta vez, parece ter sido a busca por conectar a edição atual do seu produto/marca com o zeitgeist.

Parte do que compõe o “espírito do tempo” atual passa pela sociedade hiperconectada e tangida, como massa, pelos gostos, opiniões, estéticas e padrões dos influenciadores digitais – Boninho decide que, tal qual um Carnaval de Salvador, o “BBB20” será dividido em turma da pipoca e convidados do camarote. Convidados esses influenciadores e conhecidos da ‘galera da internet’.

Mas trazer famosos para garantir que seu séquito de seguidores seja integrado à audiência do programa não é exatamente uma garantia de sucesso e reverberação entre o público. Muito menos de se tornar “o assunto” das semanas, como algumas edições do “BBB” já foram capazes de se tornar.

E aí, vem a possível genialidade da produção deste ano. Parte significativa dos debates polêmicos, que rendem de “thread-aulas” a bate bocas digitais, são os temas sociais da vez: o empoderamento feminino, a luta contra o machismo, o racismo estrutural do brasileiro, a possível xenofobia de oportunidade… Aí, meu caro, não haveria como não trazer o público – e toda a lacração possível – para perto do programa por meio da segunda tela. Ou devemos achar que os polos opostos tão bem selecionados foram mera obra do acaso?

O #BBB20 tem apenas duas semanas no ar. E com apenas duas semanas, já conseguiu emplacar uma ‘final de copa do mundo’ das mesas de boteco às redes sociais do brasileiro.

Aos mais interessados no tema, há também o fator Manu Gavassi, que foi muito bem analisado aqui.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link