99 aumenta em 88% o número de câmeras de segurança instaladas em carros
Expectativa é que até o fim do ano o dispositivo esteja disponível nas principais capitais do país
A 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, registrou um crescimento de 88% na instalação de câmeras de segurança em veículos cadastrados no app, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020.
O programa foi iniciado no fim de 2018 para aumentar a segurança nas corridas, inicialmente nas cidades de São Paulo e Porto Alegre. Hoje, a tecnologia já está disponível também em Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Manaus e Salvador. A expectativa é que até o fim do ano o dispositivo esteja disponível nas principais capitais do país.
As câmeras são conectadas à Central de Segurança da 99, que é composta por mais de 150 profissionais especializados, incluindo ex-policiais, militares e técnicos, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. As lentes possuem visão noturna e “olho de peixe”, que possibilita um ângulo mais amplo para uma captação abrangente do que acontece no carro. Todos os dados obtidos pela câmera são mantidos em confidencialidade.
“O dispositivo protege as pessoas antes das corridas prevenindo ocorrências, durante as viagens monitorando o que acontece no carro e depois das chamadas possibilitando a investigação, caso necessário”, diz Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99. “Isso oferece mais segurança para todos, sejam passageiros ou motoristas”, completa.
A tecnologia opera ainda em alinhamento com inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. O material coletado pode ser usado para ajudar a Polícia Civil na identificação de pessoas que cometerem eventuais infrações.
Os investimentos da companhia em inteligência artificial, que engloba uma série de medidas que aumentam a segurança de motoristas e passageiros, reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60% (número de casos por milhão de corridas, em 2019).
Como forma de prevenção antes das chamadas, a companhia mostra aos motoristas informações sobre o destino final, a nota do passageiro e se ele é frequente — além de exigir que todos os passageiros incluam CPF ou cartão de crédito.
Durante o trajeto, ferramentas como câmeras de segurança, compartilhamento de rotas com parentes e amigos e um botão para ligar direto para a polícia estão disponíveis.
Depois das viagens, uma central telefônica 24h para emergências oferece apoio imediato em caso de necessidade no número 0800-888-8999. A assistência oferece auxílio imediato e informações do que fazer.