Publicitário, mas só por 1 dia
Ontem, após quase 5 meses da minha mudança para São Paulo, tive a oportunidade de voltar à Santos. Infelizmente foi por pouco tempo, mas já deu para matar as saudades (um dia eu volto em definitivo).
Fui até lá participar do projeto Publicitário Por 1 Dia, realizado pela Fenômeno Propaganda, umas das melhores agências de Santos. O projeto é voltado para estudantes de publicidade, e toda semana um mala como eu vai lá encher o saco do pessoal.
Fiz minha inscrição quando ainda estudava em Santos, mas só agora fui chamado. Demorou, mas valeu a pena. Não só pelo aprendizado, mas também com as risadas que dei com a galera da criação. Apesar do trabalho pesado, nada de perder o bom humor.
Nessa experiência de me tornar publicitário por 1 dia (e espero que não seja só por 1 dia), pude conhecer todos os departamentos da agência, passando pelo atendimento, mídia, produção e criação. Conversei com cada integrante da equipe e vi de perto o trabalho deles, na prática, sem lero-lero.
Pode parecer pouco, mas em apenas 1 dia é incrível a gama de informações que se pode absorver. Fiquei conhecendo os problemas mais frequentes que cada setor precisa resolver, as relações com clientes e claro, todo o processo de criação.
Aliás, a Vanessa, diretora de atendimento da agência, vai discordar de mim, mas continuo achando a criação o filé mignon da publicidade. E também continuo concordando com a máxima de que criatividade é “99% transpiração e 1% inspiração”. Claro, isso sem desmerecer o trabalho de todo os outros setores, já que numa agência um depende do outro diretamente.
Posso afirmar, sem sombra de dúvida, que se aprende muito mais passando 1 dia numa grande agência como a Fenômeno, do que num ano inteiro sentado numa cadeira de faculdade.
Aproveito para agradecer a todo pessoal da Fenômeno que, sem exceção, foram muito atenciosos, e claro, a paciência de terem me aguentado lá por 1 dia inteirinho. Valeu galera.