IKEA permite que clientes paguem compras usando o tempo gasto até chegar na loja
Clientes podiam comprar produtos pagando com o tempo que passaram ao longo dos anos viajando para encontrar uma loja
A mais recente ação da IKEA, “Buy With Your Time” converte o tempo que o cliente passou indo até uma loja da marca em pagamento. Como as lojas da empresa em todo o mundo tendem a estar localizadas nos arredores das cidades, as pessoas passam um certo tempo viajando para a loja mais próxima, tratando-a mais como um destino em si.
Pensando nisso, a IKEA criou uma ação em Dubai, por tempo limitado, para valorizar os clientes que dispensam esse tempo de trajeto, além de contribuir para a divulgação da mais recente loja da marca inaugurada na cidade. Além da loja totalmente nova, a IKEA queria recompensar os clientes por todo o esforço e investimento ao longo dos anos na empresa.
Assim, a nasceu o “Buy With Your Time”. A empresa alterou os preços de seus produtos para preços de “moeda do tempo” com base na moeda de Dubai. Na prática, isso significava que os clientes podiam comprar produtos pagando com o tempo que passaram ao longo dos anos viajando para encontrar uma loja IKEA.
Graças à ferramenta Timeline, do Google Maps, os consumidores puderam mostrar através do registro de rotas passadas quantos minutos haviam gasto nesses trajetos. Esse tempo acumulado foi convertido em moeda para permitir que os clientes gastassem em produtos da empresa.