Trump lamenta vitória de “Parasita” no Oscar, e estúdio ironiza: “ele nem sabe ler”
Presidente dos EUA reclama que maior premiação da indústria americana coroou um longa sul-coreano
O presidente americano Donald Trump parece não ter ficado muito contente com a vitória do filme sul-coreano “Parasita”, de Bong Joon-ho, no Oscar de 2020. “O quão mal estavam os prêmios da Academia esse ano?”, perguntou Trump em um evento ocorrido no Colorado, essa semana.
“O vencedor foi… Um filme da Coréia do Sul! Que inferno é esse? Nós já temos problemas suficientes com o comércio com a Coréia do Sul. Além disso, eles ainda levam o prêmio de melhor filme do ano? O filme é bom? Eu não sei. Vamos voltar com ‘E O Vento Levou’, por favor?”, afirmou o presidente, que não fez cerimônia para mostrar seu descontentamento com o resultado do Oscar.
A NEON, estúdio responsável por “Parasita”, ouviu as críticas de Trump e respondeu pelo Twitter. A empresa citou o vídeo no qual o presidente americano critica o Oscar, afirmando entender ele ter desgostado do filme: “compreensível, ele nem sabe ler”, sugerindo que Trump esteja no grupo de pessoas que não viu “Parasita” por dificuldades com as legendas.
Além do Oscar de Melhor Filme, “Parasita” fez história por também levar para casa os prêmios de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O filme acompanha a relação entre duas famílias de classes sociais diferentes e investiga como essas famílias disputam espaços em uma sociedade capitalista.