Pesquisa mostra que 76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp
Ao contrário do que muitos pensam, o SMS também continua a ser bastante usado, especialmente no setor financeiro
De acordo com a pesquisa “Panorama de Mensageria”, realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, com patrocínio da Infobip, 76% dos brasileiros já interagem com marcas via WhatsApp.
Desse total, 77% dos usuários usam o app para se comunicar com marcas e empresas com o objetivo de tirar dúvidas e pedir informações. Outros 65% querem receber suporte técnico, e 61% desejam receber promoções. Lembrando que é proibido o uso do WhatsApp para disparo de mensagens em massa para fins promocionais.
Além disso, o levantamento indica que 61% dos usuários do app querem usá-lo para realizar pagamentos e transferências em dinheiro. Desses, 47% preferem gerenciar o dinheiro por meio de uma conta bancária virtual criada no próprio WhatsApp, 30% preferem transferir de suas contas tradicionais, e 23% optam pelo cartão de crédito.
Os dados apontam que o lançamento do WhatsApp Payments, previsto para este ano, será bem-recebido pelo público.
Além do WhatsApp, a pesquisa também avaliou o desempenho do Facebook Messenger, do Instagram e do Telegram no mercado brasileiro. O Messenger, por exemplo, está presente em 79% dos smartphones brasileiros, mas apenas 59% de sua base de usuários acessa o aplicativo todo dia ou quase todo dia. Por outro lado, cresceu o uso do Messenger para a publicação de stories – de 23% para 37% em 6 meses.
Os stories também são muito utilizados no Instagram, que está presente em 76% dos smartphones brasileiros. Desses, 58% usam o app para trocar mensagens privadas, e, dentro desse grupo, 2 em cada 3 entrevistados afirmam se comunicar com marcas por meio desse canal. Para 84%, as mensagens diretas no Instagram servem para tirar dúvidas sobre produtos e serviços; 75% gostam de receber promoções pelo canal e 69% compram produtos ali.
O Telegram, por sua vez, aumentou sua base de usuários e agora está presente em 27% dos celulares (8% a mais do que em agosto do ano passado). Por outro lado, a fidelização dos usuários não acompanhou o aumento da base: apenas 53% abrem o Telegram todos os dias.
Por fim, ao contrário do que muitos pensam, o SMS não foi extinto com a abertura da API do WhatsApp para uso corporativo. A pesquisa indica que o SMS é um canal que apresenta certa sazonalidade – sua frequência de uso aumenta em janeiro, mas cai em agosto – e é utilizado especialmente pelo setor financeiro.