Curta de “Os Simpsons” será exibido antes de “Dois Irmãos”, novo filme da Pixar
Estrelado por Maggie Simpson, "Playdate with Destiny" marca a segunda ocasião em que uma companhia externa produz um curta para ser exibido antes da sessão de um filme do estúdio
Chega aos cinemas de todo o mundo na próxima quinta-feira (5) o filme “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”, nova animação da Pixar que é o primeiro de dois lançamentos planejados pelo estúdio para 2020 – o outro é “Soul”, novo trabalho de Pete Docter. Tendo já realizado sua première no Festival de Berlim e sido exibido para a imprensa, a produção até então parecia ter confirmado que não contaria com a exibição de um curta-metragem antes de suas exibições, mantendo uma nova tendência da companhia que começou no ano passado com “Toy Story 4”.
No fim da tarde da última quinta-feira (27), porém, a conta oficial de “Os Simpsons” no Instagram fez um anúncio para lá de inesperado: a animação recentemente adquirida pela Disney vai exibir um curta de sua autoria nas sessões de “Dois Irmãos”, ambientado no universo da série e estrelado por Maggie Simpson, a eterna infante da família protagonista.
Intitulado “Playdate with Destiny”, o curta não ganhou maiores detalhes por parte dos estúdios envolvidos, embora a premissa “clássica” seja sugerida na imagem que reúne Maggie com um novo personagem na cobertura de algum edifício no que aparenta ser uma costa litorânea europeia. Além disso, não se sabe quem são os criativos envolvidos no projeto.
Também não está claro se o curta será exibido nas sessões de “Dois Irmãos” nos Estados Unidos ou a redor de todo o globo – o que não seria uma novidade, considerando que “Frozen: Uma Aventura de Olaf” só foi exibido por um momento junto de “Viva: A Vida É Uma Festa” no território estadunidense.
[ATUALIZAÇÃO: 04/03, 17h] Ao B9, a The Walt Disney Company Brasil declara que o curta não deve ser exibido nas sessões de “Dois Irmãos” no país, ficando restrito a “outros territórios”. Também não se sabe se o filme será disponibilizado em outro momento ou canal ao público brasileiro. [FIM DA ATUALIZAÇÃO]
Embora a participação de “Os Simpsons” na distribuição de um filme da Pixar seja inédita, esta não é a primeira vez que o estúdio responsável pela série produz um curta para um lançamento nos cinemas. Em 2006, outro filme estrelado por Maggie, “The Longest Daycare”, foi exibido nas telonas antes das sessões de “A Era do Gelo 4”.
Já do lado da Pixar, a situação com os curtas produzidos pela companhia anda das mais inconstantes. Depois de vinte anos exibindo produções no formato antes de seus longas, o estúdio a partir de “Viva” começou a testar novos modelos de negócios com o espaço, incluindo permitir que outras empresas da Disney fossem responsáveis pelo espaço (o próprio “Uma Aventura de Olaf”) e eliminar o curta da sessão (caso de “Toy Story 4”). A Pixar também retornou com um curta-metragem próprio com “Bao”, vencedor do Oscar que foi lançado junto de “Os Incríveis 2”.
O estúdio também lançou no início de 2019 o Pixar Sparkshorts, selo destinado a encontrar novas vozes dentro da companhia e que atualmente produz “curtas autorais” para o catálogo do Disney+.