Com ações em diferentes frentes, Ambev domina o Carnaval de São Paulo

Com ações em diferentes frentes, Ambev domina o Carnaval de São Paulo

Avião "espanta-chuva" da Skol, popularização da Skol Beats GT e reciclagem de lixo foram ações de destaque da empresa no Carnaval paulistano

por Soraia Alves
ambev-carnaval-sp-2020

Em 2019, o Carnaval de São Paulo foi marcado pela presença massiva do iFood, que apresentando uma ação simples com a distribuição de brindes (viseiras e pochetes), conseguiu se destacar em uma acirrada disputa de espaço entre marcas em meio à multidão de foliões. Já em 2020, essa disputa foi bem mais singela, com a maioria das empresas apostando mais no patrocínio efetivo de blocos, camarotes e festas, que em ações para o Carnaval de rua.

Neste ano, coube à Ambev o papel de “dona do Carnaval de SP”, especialmente porque a empresa apostou em diferentes ações explorando tanto alguns de seus produtos, quanto temas de importância social, como a sustentabilidade.

Três grandes ações da marca foram destaques, inclusive já no pré-carnaval da capital paulista. Foram elas:

“Giro na Chuva”: o avião “espanta-chuva” da Skol

A chuva é sempre um problema durante o Carnaval de SP. Todos já sabem que, em algum momento dos 4 dias de folia, vai chover. Por isso a ação “Giro na Chuva” proposta pela Ambev através da cerveja Skol ficou famosa entre o público, embora o resultado – assim como os meteorologistas avisaram – não tenha sido tão perfeito assim.

Com a previsão de tempo fechado e grande probabilidade de chuva para os dias de blocos na rua, a Ambev contratou uma empresa especializada em “fazer chover”. A ideia era usar um avião para lançar gotículas de água potável no interior de nuvens cumulus, fazendo com que a chuva caísse “de forma localizada sobre o sistema Cantareira”, como explicou o comunicado da ação.

A empresa fez questão de ressaltar que a técnica não traz “efeitos colaterais ou danos ao meio ambiente”, e a ação foi lembrada pelo público durante o sábado e o domingo sem grandes chuvas. A história foi diferente na segunda-feira, quando a Grande São Paulo registrou uma chuva bem intensa no fim da tarde, que inclusive gerou 28 pontos de alagamento. O mesmo aconteceu na terça-feira, com chuva forte no fim do dia.

A Ambev não divulgou um relatório oficial sobre o sucesso (ou não) da ação. Mas que muita gente falou do “aviãozinho da Skol”, falou.

Popularização da Skol Beats GT

Por mais um ano, a Ambev foi a patrocinadora oficial do Carnaval de rua de SP. E se em 2019 a empresa usou a data para divulgar a então nova Skol Puro Malte, neste ano a grande aposta foi na divulgação da Skol Beats GT.

Mesmo com Skol Beats e Skol Beats 150 BPM à venda (que obviamente também tiveram uma grande saída), muita gente aproveitou a presença massiva da GT no Carnaval para experimentar a bebida pela primeira vez. Se foi amor só de Carnaval, as vendas nos próximos meses dirão.

Reciclagem do lixo

Sem dúvida, a ação mais legal da Ambev para o Carnaval de SP em 2020 foi a parceria com a ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) para recolher o lixo dos principais blocos de rua da cidade. A ação mobilizou catadores e catadoras de material reciclável, e era realmente muito fácil encontrá-los nos grandes blocos do centro da cidade.

O lixo será reciclado e transformado em lixeiras que serão instaladas na própria capital, deixando assim um legado para a mesma. A ação também aconteceu em outras cidades (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife).

Outras marcas que apareceram no Carnaval de SP

Embora 2020 tenha sido realmente bem mais fraco que 2019 no quesito “ações de marcas nos blocos”, algumas empresas seguiram o público nos dias de folia e marcaram presença com ações instagramáveis e com a distribuição de brindes.

Entre os poucos destaques deste ano estão:

Olla

A marca distribuiu canecas, bandanas, adesivos e, claro, preservativos já nas saídas dos metrôs próximos aos maiores blocos da capital, assim como em meio aos próprios eventos. A ação “Seu Carnaval, suas regras” buscou conscientizar sobre o uso de preservativo e também sobre o respeito ao próximo para que todos aproveitem o Carnaval como querem e com segurança.

Serasa

Pensando na segurança dos foliões, o Serasa distribuiu as “Serasa Bags”. Além da bolsa, os kits traziam descontos nos planos do Serasa Antifraude, serviço da empresa que fazde monitoramento de documentos em tempo real.

Amstel

Para tentar driblar a presença predominante da Skol, a Amstel criou o “sCan Beer”, um scanner que identificava o rótulo das cervejas concorrentes e direcionava o consumidor ao bar Amstel mais próximo através do Google Maps.

Por fim, mais uma vez, um problema do Carnaval paulistano foi a quantidade de banheiros disponibilizados pela prefeitura de São Paulo. A prefeitura informou que foram “instalados em média 2.750 banheiros por dia de Carnaval de rua, totalizando 22 mil equipamentos“. Porém, foram 796 blocos espalhados pelas ruas da capital paulista, e uma média de 15 milhões de pessoas. É só fazer as contas.

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