Em meio à pandemia, Ford lança campanha de apoio a consumidores afetados pelo coronavírus
Ford Credit vai permitir adiamento do pagamento das parcelas de veículos recém-comprados aos clientes que estiverem sofrendo com o impacto da crise
Em uma ação por enquanto inédita no mercado publicitário, a Ford decidiu suspender todas as campanhas de divulgação de seus veículos nos Estados Unidos para dar voz a uma nova e focada exclusivamente na promoção de apoio da companhia a seus clientes durante a crise do coronavírus. Entre as medidas previstas neste plano de suporte, o destaque é o alívio financeiro aos consumidores que estão pagando no momento algum dos modelos da fabricante e lidam com as consequência da pandemia.
Com criação da Wieden + Kennedy New York, a nova campanha inclui dois comerciais de pouco mais de 30 segundos que destacam o histórico da Ford no auxílio aos norte-americanos em tempos difíceis. Isso vale para “Built to Lend a Hand”, que lembra a ação da companhia em momentos críticos como a Segunda Guerra Mundial e os incêndios no ano passado:
Já “Built for Right Now” destaca que a marca sempre esteve pronta para “construir o necessário para agora”, como bem diz o título, citando todo tipo de situação e condições que guiaram a companhia em toda a sua história. Como no outro anúncio, a peça termina direcionando clientes ao site oficial do programa de apoio da marca aos impactados pelo coronavírus.
De acordo com o Ad Age, a campanha foi pedida e produzida às pressas na última semana, com os altos executivos da fabricante buscando redirecionar o plano de marketing para as atuais circunstâncias. Nas palavras de Matt VanDyke, diretor de marketing nos EUA da companhia, “Era importante reconfortar o público ao invés de tentar vender a elas a ideia de ‘Corra agora para sua revendedora mais próxima para um evento de vendas'”.
Além do adiamento do pagamento das parcelas, o programa da Ford Credit prevê aos consumidores estadunidenses a opção de postergar em até 90 dias a quitação da entrada no veículo. A fabricante também vai doar fundos financeiros a redes de distribuição gratuita de alimentos a crianças que não estão podendo ir ao colégio no momento, além de contribuir ao United Negro College Fund no esforço de auxiliar os universitários que não puderam voltar para casa e encontram-se em quarentena nos campus.
Já os anúncios devem continuar sendo veiculados até o fim de abril, com a companhia esperando que a situação se estabilize nas próximas semanas para a retomada da produção de novas campanhas.