Iniciativa do Bandcamp gera US$ 4,3 milhões para artistas independentes da plataforma
Ação resultou no maior dia de vendas nos 11 anos de história da plataforma
Na semana passada, a plataforma de música Bandcamp anunciou que renunciaria a sua participação nos lucros de todas as vendas realizadas no site por 24 horas. A medida foi um esforço para ajudar a aumentar a renda dos inúmeros artistas independentes que usam a plataforma como divulgação e venda de seus trabalhos.
Assim como tantos outros profissionais afetados pela crise econômica causada pelas paralisações decorrentes da pandemia de coronavírus, muitos artistas independentes têm lutado para garantir alguma renda, já que as apresentações ao vivo estão canceladas por tempo indeterminado.
Last Friday, fans spent $4.3 million—15x a normal day of sales—in support of artists on Bandcamp https://t.co/ElpCIN3s4f
— bandcamp (@Bandcamp) March 23, 2020
O resultado da iniciativa foi ótimo. A sexta-feira, dia em que a ação começou, foi o maior dia de vendas nos 11 anos de história da plataforma. Os artistas levantaram US$ 4,3 milhões em vendas de músicas e outros itens durante o período de 24 horas, o que chega a mais de 15x dos números normais do Bandcamp. No total, foram vendidos cerca de 800 mil itens, contra os 47 mil padrão.
Além do Bandcamp renunciar a seus honorários, dezenas de gravadoras, incluindo Anti-, Fat Possum, Merge, Polyvinyl, Saddle Creek e Sub Pop, também deram 100% de sua receita do dia aos artistas.