Pesquisa aponta tendências de consumo e comportamento nas periferias durante quarentena
Pesquisa traz um panorama do comportamento das comunidades durante a quarentena, e aprendizados de como marcas e empresas podem ajudar
Em meio a uma enxurrada de conteúdos sobre tendências de consumo e comportamento diante da atual pandemia de COVID-19, as agências Responsa e Bullet se uniram para responder como as periferias têm respondido a tudo isso. A pesquisa traz um panorama do comportamento das comunidades durante a quarentena, e aprendizados de como marcas e empresas podem ajudar.
À medida em que o novo coronavírus se espalha pelo mundo, a rotina de milhares de pessoas tem sido afetada, modificando hábitos, atitudes e, claro, o consumo. Com fenômenos como o isolamento social, vemos o nascimento de macrotendências que devem se firmar durante esse período de crise. Sendo assim, a pesquisa abordou algumas dessas macrotendências mais destacadas no país, e comparou com a realidade das periferias.
As tendências analisadas foram:
- Prática de exercícios físicos em casa;
- Mais tempo dedicado às tarefas domésticas;
- Crescimento do uso do Tik Tok para produzir conteúdo;
- Aumento no consumo de conteúdo ao vivo no Instagram (de marcas, artistas e pessoas);
- Aumento do consumo de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video.
Por meio de um questionário, foram analisados 525 moradores da periferia, entre os dias 23 e 26 de março de 2020, sendo 16% estudantes, 15% desempregados, 40% empregados registrados, 11% empregados não-registrados e 18% autônomos.
Resultados
Com a prática do isolamento social, 80% dos entrevistados dizem temer perder seus empregos. Sobre a eficácia da quarentena, 96% dos respondentes acreditam nela como medida para conter a pandemia. Entretanto, nem todos os lares periféricos têm condições para exercê-la.
Sobre como cada um, junto de seus familiares, tem passado o tempo em casa:
- 81% acessa a internet pelo celular;
- 76% se dedica às tarefas domésticas;
- 66% assiste TV;
- 60% assiste a filmes e séries por streaming;
- 59% passa o tempo conversando;
- 43% acessa a internet pelo computador;
- 0,7% trabalha;
- 0,4% estuda;
- 0,4% pratica exercícios;
- 0,4% lê.
Ao serem questionados sobre terem internet Wi-Fi em casa, 65% disseram que tinham, com uma boa conexão, 27% disseram que tinham, mas com uma conexão média e 7% não tinham.
Sobre a realidade das famílias em período de quarentena e o quanto elas estão preparadas:
- 5 % admitiram que foram a mercados e farmácias estocar suprimentos;
- 66% foram a mercados e farmácias, mas compraram só o básico;
- 27% não dispõe de dinheiro agora, somente no final do mês;
- 2% estão fazendo compras aos poucos.
Sobre como costumam passar o tempo na internet:
- 81% acessa redes sociais;
- 61% assiste filmes e séries;
- 61% lê notícias;
- 61% lê livros online.
As redes sociais mais acessadas são:
- 86 % WhatsApp
- 84% Instagram
- 68% YouTube
- 58% Facebook
- 37% Twitter
- 18% LinkedIn
- 17% Pinterest
- 6% TikTok
Ações de marcas e empresas
81% dos entrevistados acreditam que marcas e empresas podem ajudar na situação da periferia nesse momento. As formas mais lembradas de ajuda nas comunidades periféricas foram:
- Doação de suprimentos básicos;
- Oferecimento de informação e conteúdo para que as pessoas possam ficar em casa;
- Geração de empregos e oferecimento de capacitação profissional;
- Redução de custos;
- Oferecimento de maior acesso à internet pela operadoras de telefonia;
- Aumento no prazo de pagamentos;
- Oferecimento de doações e suporte às unidades hospitalares locais;
- Dando mais voz e visibilidade à situação das periferias do Brasil.