Google cria fundo de emergência para ajudar jornais regionais durante pandemia

Google cria fundo de emergência para ajudar jornais regionais durante pandemia

Valores do programa não foram divulgados, mas Google também vai doar um milhão de dólares a entidades que buscam providenciar apoio a jornalistas de todo o globo

por Pedro Strazza
cover-google

O Google anunciou no fim da noite da última terça (15) a criação de um novo programa de apoio financeiro para a época de pandemia, voltado agora aos jornais regionais que foram afetados economicamente pela crise do coronavírus. Parte dos trabalhos do Google News e nomeado Fundo de Alívio de Emergência do Jornalismo, a iniciativa é voltada a pequenas e médias organizações que buscam informar comunidades ao seu redor sobre o cotidiano.

Além do programa, o Google também confirmou a doação de um valor extra de um milhão de dólares a duas organizações dedicadas a providenciar apoio a jornalistas, o International Center for Journalists e o Dart Center for Journalism and Trauma da faculdade de jornalismo da Universidade de Columbia.

Embora não tenha divulgado um número oficial sobre o montante disponível no fundo, o vice presidente do News Richard Gingras escreve em comunicado oficial que o objetivo do Google com o programa é de ajudar a financiar “milhares de publishers pequenos, médios e locais ao redor do globo”, com variações ocorrendo nas doações de acordo com a região. O executivo ainda escreve que o noticiário local atualmente “tem um função ainda maior na reportagem de quarentenas e isolamentos, fechamento de escolas e parques, além de dados sobre como o Covid-19 está afetando o dia a dia das pessoas”, mas vem sendo desafiado por questões como “cortes no quadro de funcionários, licenças impostas e cortes” devido à paralisação da economia.

O Google não é o único preocupado com a indústria do jornalismo em meio ao cenário da pandemia. No fim de março, o Facebook também anunciou uma série de medidas que visava destinar US$ 100 milhões de dólares à manutenção de veículos do meio durante a crise, incluindo incentivos de publicidade e um montante destinado a organizações de apoio a redações regionais.

Para mais informações sobre elegibilidade ao novo fundo do Google, vale acessar a página do programa no Google News.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link