Com alta demanda devido a pandemia, Uber anuncia novos serviços de entrega
Enquanto o Uber Direct vai realizar entregas de itens essenciais, o Uber Connect deve cuidar do transporte de objetos entre os usuários da plataforma
O boom do Uber Eats não tem passado batido no noticiário. Enquanto a procura pelo serviço principal despencou desde o início da pandemia, o Uber vem focando seus investimentos numa série de medidas que buscam expandir as possibilidades do uso de sua plataforma de delivery durante a crise, incluindo o lançamento da versão corporativa ao redor do globo e a criação de parcerias com redes de varejo.
É exatamente a explosão dos negócios do delivery que levam a companhia a anunciar agora uma nova gama de serviços do tipo. O Uber confirmou nesta segunda (20) o lançamento de duas novas modalidades de sua plataforma para diminuir a demanda intensa do Eats, o Uber Connect e o Uber Direct. O foco das novidades está na movimentação de itens: o Direct deve oferecer entrega de negócios como farmácias e pet stores, ao passo que o Connect vai oferecer um delivery entre usuários, com previsão de atendimento no mesmo dia dos itens previstos.
O funcionamento e (principalmente) a disponibilidade será diferente para as duas seções. Enquanto o Connect por enquanto foi lançado apenas em 25 cidades espalhadas pela Austrália, México e Estados Unidos, o Direct vai operar em regiões de Portugal, Estados Unidos, África do Sul e Austrália, com parcerias firmadas com empresas e organizações locais como a Cabinet, o serviço nacional de correio português e a Green Cross. Está previsto o recurso de entrega sem contato em ambas as modalidades.
“Durante esta crise, nós temos procurado novas formas de nossa plataforma ajudar a movimentar bens essenciais para negócios e consumidores, enquanto providenciamos novas oportunidades aos motoristas” escreve o CEO da companhia Dara Khosrowshahi no anúncio; “Nosso foco inicial é no imediato: adaptar rapidamente nossa tecnologia para atender as necessidades evolutivas das comunidades e companhias”.
Além das parcerias no Brasil, Espanha e França, o Financial Times também avisa que o Uber já havia testado recursos do tipo em 2015, quando lançou nos EUA o UberRush para entregar roupas de lojas como a Nordstrom – o serviço foi fechado em 2018 justo para aumentar o foco no Uber Eats.