LinkedIn agora conta com inteligência artificial que te ajuda na entrevista de emprego
Ferramenta acompanha nova seção de videoconferências da plataforma, que busca ajudar usuários a encontrar emprego durante a pandemia
Com a procura cada vez maior de emprego frente a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o LinkedIn decidiu ampliar o leque de ferramentas disponíveis a seu usuário para ajudar nos duros e complexos processos seletivos do mundo do trabalho. O destaque fica para uma nova inteligência artificial da rede social, que ajuda o público a se preparar para entrevistas de emprego a partir de simulações e análise de respostas.
O recurso no caso acompanha os testes de uma nova função de introduções em vídeo que o LinkedIn prepara para lançar no globo, com a qual os usuários poderão fazer conferências com potenciais empregadores para driblar as questões de distanciamento social do momento. De acordo com a rede social, a ferramenta permitirá que o entrevistado mostre suas habilidades aos entrevistadores mesmo ambos não estando na mesma sala – o que em resumo significa que a plataforma se prepara para competir parcialmente com o Google Meet, o Microsoft Teams e o Zoom no segmento de videoconferências.
A questão é: se uma entrevista de emprego já é tensa por si só, como fica então a entrevista de emprego via videochamada? É neste ínterim de feedback que entra a inteligência artificial. A rede neural desenvolvida pelo LinkedIn em teoria vai analisar as respostas praticadas pelo usuário a partir de gravações feita pelo próprio na plataforma, fornecendo respostas com dicas sobre questões de “ritmo, repetições de palavras de preenchimento e frases sensíveis que podem ser evitadas”, segundo a companhia.
Ambos recursos estão sendo disponibilizados ao redor do globo a partir desta quinta (30) na plataforma, com o LinkedIn afirmando que os usuários terão possibilidade de acessar rapidamente as ferramentas “imediatamente após aplicarem para vagas lançadas na página principal de empregos” do site.