Google Podcasts vai gerar relatórios de desempenho e uso dos episódios
Donos de programas poderão saber por quanto tempo ouvintes consumiram programa e quais os aparelhos utilizados
O Google está implementando novidades que certamente farão com que a plataforma seja mais atrativa para criadores de conteúdo. Segundo o The Verge, a plataforma dará mais dados detalhados sobre os ouvintes para os produtores de podcasts. Se você possui um programa e o disponibiliza no Google Podcasts, em breve você poderá saber por quanto tempo as pessoas ouviram, se elas ouviram o programa inteiro, se abandonaram em um trecho específico, quais aparelhos foram utilizados, e por aí vai.
Nos últimos anos, grandes empresas decidiram investir no mercado dos podcasts. O grande marco talvez tenha sido a entrada do Spotify nessa briga, criando sua própria seção de podcasts no aplicativo e investindo em conteúdo original para sua plataforma. Recentemente, inclusive, o Spotify chegou à marca de 1 milhão de programas em seu catálogo.
Além do Spotify, o Google foi outra empresa gigante a se aventurar nos podcasts. Há pouco mais de um ano, a empresa lançou seu Google Podcasts, que logo se tornou uma importante plataforma para consumo de programas. Hoje, o objetivo do Google é rivalizar com os dois líderes do segmento: Spotify e Apple Podcasts.
O Google Podcasts está disponível para iOS e Android, além de ser compatível para uso via Google search, Google Assistant e Android Auto. Com a novidade, o aplicativo passa a oferecer aos podcasts algo que a Apple oferece desde 2017 e que o Spotify passou a oferecer em 2019.