TCU proíbe Banco do Brasil de anunciar em sites depois de posicionamento flutuante do banco

TCU proíbe Banco do Brasil de anunciar em sites depois de posicionamento flutuante do banco

Depois de anunciar a retirada de anúncios do site JCO, banco voltou atrás na decisão considerando o veto uma "medida excessiva"

por Soraia Alves
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De acordo com uma decisão do Tribunal de Contas da União desta quarta-feira, 27/05, o Banco do Brasil deve suspender os contratos de anúncios publicitários na internet, o que inclui sites, blogs, portais e redes sociais. A decisão do ministro Bruno Dantas vem depois de idas e vindas no posicionamento oficial do BB em relação à publicidade do banco encontrada em sites que contém fake news.

Na semana passada, o Banco do Brasil foi uma das primeiras empresas a responder aos pedidos do perfil Sleeping Giants Brasil para a retirada de publicidade do site Jornal da Cidade Online, veículo que é investigado pela CPMI das Fake News do Congresso desde o início do ano, e que coleciona processos e condenações pela publicação de notícias falsas e distorcidas. Na ocasião, como publicado pelo B9, o banco se posicionou informando a suspensão dos anúncios no JCO: “Repudiamos qualquer disseminação de fake news”, disse o BB.

A definição do banco, no entanto, provocou reclamações por parte da ala bolsonarista do governo, especialmente depois que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro se manifestou contra a decisão do BB, dizendo que o banco “pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas”. Pelo Twitter, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, também se manifestou, chegando a dizer que já estava “contornando a situação”.

Com a pressão, o Banco do Brasil voltou atrás na decisão de cortar os anúncios do JCO no mesmo dia, alegando que o veto ao site seria uma “medida excessiva”. A volta do patrocínio foi endossada, inclusive, pelo presidente do banco, Rubem Novaes.

A situação levou o TCU a realizar uma auditoria e determinar a suspensão da publicidade do banco na internet. A auditoria também revelou que o Banco do Brasil executou cerca de R$ 119 milhões com publicidade na internet.

O ministro Bruno Dantas autorizou, ainda, o envio dos autos, dados e documentos ao Supremo Tribunal Federal, para que o material seja incorporado ao inquérito do STF que investiga a propagação de fake news.

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