Apple volta a investir em podcasts originais para disputar com Spotify
Programa já existia em outros formatos, mas será relançado para inserir Apple na disputa com gigantes do mercado
A Apple anunciou que vai voltar a investir pesado em conteúdo original para podcasts. Segundo o TechCrunch, a empresa vai expandir seu catálogo com o The Zane Lowe Interview Series, um programa de entrevistas que estará disponível para Apple Music, Apple Podcasts e por feed RSS. Não chega a ser uma estreia para o programa, que já possui episódios disponíveis na internet, mas é um redirecionamento do conteúdo para que a Apple se comunique o público que busca entretenimento no formato podcast.
Zane Lowe é o diretor global de criatividade da Apple, e já entrevistou artistas como Kanye West, Billie Eilish, Justin Bieber, Haley Williams e, mais recentemente, Lady Gaga, que acaba de lançar seu novo álbum, “Chromatica”. A Apple já utilizava suas plataformas de streaming para conteúdo corporativo e notícias da própria empresa. Agora, a empresa quer atingir mais profundamente o público que consome programas como The Joe Rogan Experience.
Apesar de ser a pioneira no mercado dos podcasts, a Apple nunca tomou a dianteira da produção de conteúdo original. Seu aplicativo, Apple Podcasts, por mais de uma década foi soberano, o que pode ter gerado certo conforto por parte da empresa. Com o tempo, porém, a popularização da mídia fez com que outras gigantes investissem nos podcasts, como o Spotify e o Google, com seu Google Podcasts.
Hoje, o Spotify é um dos líderes desse mercado, principalmente pela facilidade de ter no mesmo aplicativo o maior serviço de streaming de música do planeta, além de produzir bastante conteúdo original em diversos países. A Apple agora tenta, tardiamente, voltar ao topo com seus projetos originais.