União Europeia pede a Facebook, Google e Twitter que façam relatórios mensais sobre combate às fake news

União Europeia pede a Facebook, Google e Twitter que façam relatórios mensais sobre combate às fake news

Preocupação do bloco com desinformação está na área de saúde, que na Alemanha já impactou o compromisso do povo com as campanhas de vacinação

por Pedro Strazza
download

A União Europeia quer que o Google, o Facebook e o Twitter contribuam de maneira direta à entidade no esforço de combate à desinformação e as informações falsas. Nesta quarta (10), dois oficiais da entidade declararam o interesse da organização em receber das três companhias relatórios mensais sobre medidas e ações para barrar a disseminação de fake news em suas respectivas plataformas, citando o efeito danoso destas na prevenção ao coronavírus e o interesse político de países como a Rússia e a China para desestabilizar a UE.

Os comentários no caso foram feitos por Josep Borrell, alto representante da União para negócios estrangeiros, e Vera Jourová, presidente da comissão europeia de valores e transparência, que chegaram a declarar que a desinformação “não apenas traz danos à saúde de nossas democracias, mas também atinge a saúde de nossos cidadãos”. De acordo com a Reuters, Jourova ainda afirmou à imprensa que as fake news podem “impactar negativamente a economia e sabotar a resposta de autoridades públicas, assim enfraquecendo medidas de saúde”, se referindo não apenas à contenção da atual pandemia mas também à vacinação, que define como a próxima linha de batalha na área e que já passo por danos – na Alemanha, segundo a oficial, 20% do público já perdeu o interesse por se manter em dia com as injeções.

O interesse do bloco nestes relatórios é que as empresas tenham a oportunidade de informar à organização e o público o que vem fazendo para barrar a disseminação de notícias e anúncios do tipo, com foco especial na questão de saúde que como bem coloca Jourová é a preocupação mais imediata da UE dentro do tema.

A situação, porém, não chega a ser mandatória a estas empresas mas sim voluntária, e um bom exemplo é o Código de Práticas de Desinformação que a organização toca atualmente com essas plataformas. Pouco depois da coletiva, a própria Jourová celebrou em sua conta no Twitter a entrada do TikTok no código, que já conta com a presença da esmagadora maioria das empresas do ramo (incluindo os três citados pelos oficiais no pedido de relatórios) e clama entre outras coisas que os negócios envolvidos irão promover transparência e verdade no sistema de anúncios e reforçar políticas contrárias a identidades falsas e bots. Vale lembrar, o TikTok é da chinesa ByteDance e portanto estaria em teoria submetida ao “interesse externo” citado pelos oficiais da UE na coletiva.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link