Cientistas criam dispositivo que disponibiliza Wi-Fi debaixo d’água
Chamado Aqua-Fi, dispositivo pretende colaborar com monitoramento e exploração de ambientes subaquáticos
De acordo com um estudo publicado pelo IEEE Xplore, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, na Arábia Saudita, criaram um sistema que atua como um impulsionador de Wi-Fi que funciona debaixo d’água.
A criação foi pensada para ajudar mergulhadores a compartilharem imagens do fundo do mar em tempo real. O dispositivo ganhou o nome de Aqua-Fi e usa ondas de rádio para transmitir dados de smartphones dos mergulhadores para um dispositivo de “gateway” conectado ao equipamento subaquático.
O Aqua-Fi envia dados usando um feixe de luz para um computador na superfície da água, que é conectado à internet via satélite. O sistema é capaz de carregar e baixar multimídia com transferências de dados de 2,11 megabytes por segundo.
Scuba divers could send sea life shots in real-time using an aquatic #internet service. Aqua-Fi would use radio waves to send data from a diver’s #smartphone to a "gateway" device attached to their gear. #IoT #data #communications #diving #scuba https://t.co/IRBDih5cpg
— KAUST (@KAUST_News) June 12, 2020
Segundo Basem Shihada, um dos pesquisadores que desenvolveram o projeto, o Aqua-Fi pretende colaborar com estudos e pesquisas de “monitoramento e exploração de ambientes subaquáticos”.
A equipe testou o sistema, que funcionou depois de enfrentar alguns obstáculos ao longo do caminho. Eles descobriram que o feixe de luz deve estar alinhado com o receptor na água em movimento e, para garantir isso, eles precisariam projetar um dispositivo esférico que permitisse capturar a luz de todos os ângulos.
“É a primeira vez que alguém usa internet completamente sem fio debaixo d’água”, disse Shihada. “Esperamos que um dia o Aqua-Fi seja amplamente usado debaixo d’água, assim como o Wi-Fi na superfície”, concluiu o pesquisador.