PepsiCo anuncia mudança na linha de produtos Aunt Jemima por estereótipo racista

PepsiCo anuncia mudança na linha de produtos Aunt Jemima por estereótipo racista

Decisão vem no momento em que muitas empresas estão fazendo mudanças em reconhecimento aos protestos antirracistas após o assassinato de George Floyd

por Soraia Alves
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A PepsiCo anunciou uma mudança completa na linha Aunt Jemima, que inclui um novo logo e um novo nome para produtos como panquecas e xaropes. A marca foi criada em 1889 e adquirida pela Quaker Oats em 1926. Hoje, a Quaker pertence à PepsiCo, que informou a mudança sem especificar qual será o novo nome da linha nem como será a embalagem atualizada.

De acordo com a PepsiCo, os consumidores começarão a ver as mudanças nas embalagens sem a imagem da tia Jemima a partir do quarto trimestre deste ano, e o novo visual será apresentado em breve.

A decisão chega num momento em que muitas empresas estão realizando mudanças e revisões de suas práticas em reconhecimento aos protestos antirracistas após o assassinato de George Floyd por um policial branco em Minneapolis, no dia 25/05. “Reconhecemos que as origens de Aunt Jemima se baseiam em um estereótipo racial”, diz Kristin Kroepfl, vice-presidente e diretora de marketing da Quaker Foods North America, em comunicado. “Continuaremos a conversa reunindo diversas perspectivas de nossa organização e da comunidade negra para evoluir ainda mais a marca e torná-la uma que todos possam se orgulhar de ter em sua despensa”, completa.

Ao Adweek, Marilyn Kern-Foxworth, autora do livro “Aunt Jemima, Uncle Ben, and Rastus: Blacks in Advertising, Yesterday, Today, and Tomorrow”, explica que a imagem usada da mulher nos produtos está enraizada em figuras da época da escravidão e em estereótipos racistas popularizados em produções no período após a Guerra Civil.

Segundo a PepsiCo, o rebrand pretende ajudar a marca “evoluir ao longo do tempo com o objetivo de representar mães amorosas de diversas origens que desejam o melhor para suas famílias”.

A empresa também anunciou a doação de US$ 5 milhões nos próximos 5 anos para “criar apoio e engajamento significativos e contínuos na comunidade negra”.

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