Spotify começa a testar uso de anúncios nas páginas de podcasts do serviço
Serviço de streaming quer apresentar alternativa ao velho método de ditar URLs e códigos promocionais nos episódios
2020 até o momento tem sido um ano bastante experimental para o Spotify quando o assunto é podcasts. Além das aquisições milionárias e da expansão agressiva, o serviço de streaming nos últimos meses vem implementando e testando ferramentas na área como uso de vídeo e playlists temáticas. O próximo passo agora é voltado a anúncios no meio – e mais exatamente como abrir caminho para publicidade fora dos programas em si.
A ideia da vez da empresa é facilitar o acesso a descontos anunciados nos episódios patrocinados a partir de uma opção na plataforma que redirecione o usuário à oferta sem que ele necessariamente precise pausar o podcast. Localizado logo abaixo do cabeçalho do programa e identificado como um “patrocinadores do episódio” no aplicativo, o “atalho” começou a ser instalado nesta segunda (22) em algumas produções específicas e como um recurso em fase de testes.
De acordo com a divulgação oficial da opção, a meta do Spotify com a novidade é tentar apresentar uma alternativa a podcasters e criadores para introduzir promoções durante os episódios, redirecionando o usuário ao link no Spotify ao invés de recorrer a práticas como ditar URLs ou códigos promocionais. É uma solução que abrevia o “intervalo comercial” por alguns segundos, mas que pode ser bem útil a quem não quer gastar tanto tempo assim lendo o “teleprompter” do anunciante – além de oferecer a marcas e empresas um jeito mais garantido de traduzir em alcance o investimento em áudio da campanha.
A ferramenta ainda deve demorar para chegar a todo mundo na rede social, porém, dado que o Spotify alega que vai testar a opção até o fim deste ano antes de torná-lo em item oficial do Spotify for Brands.