Ambev lança manifesto #OrgulhoNãoPara com rostos icônicos da comunidade LGBTQIA+ brasileira
Movimento faz um convite às pessoas de todo o país a contarem suas histórias e ajudarem ONGs que acolhem jovens LGBTQIA+ em situações de vulnerabilidade
Depois de colorir a Avenida Paulista com os caminhões de suas marcas e a bandeira símbolo da luta LGBTQIA+, a Ambev volta a movimentar as redes sociais com o manifesto #OrgulhoNãoPara. Lançado ontem, 28/06, no Dia do Orgulho LGBTQIA+, o filme conta com a intervenção urbana como pano de fundo e traz rostos icônicos da comunidade LGBTQIA+ brasileira, como Silvetty Montilla, para representar as dores e as cores da luta diária de milhares de pessoas.
“O filme é mais um capítulo do movimento #OrgulhoNãoPara e do compromisso da Ambev na construção de um mundo mais diverso e com mais respeito”, afirma Bruno Rigonatti, gerente de marca institucional da Ambev. “Da mesma forma que nossas marcas se uniram para fazer esse movimento acontecer, convidamos todos os nossos consumidores a contarem suas histórias de orgulho e mostrarem seu apoio”, completa.
O movimento, formado pelas marcas Budweiser, do bem™️, SKOL, Guaraná Antarctica, Antarctica e Skol Beats, faz um convite às pessoas de todo o país a contarem suas histórias e, desta forma, ajudarem ONGs que acolhem jovens LGBTQIA+ em situações de vulnerabilidade. A cada história de orgulho compartilhada no Twitter com a hashtag #OrgulhoNãoPara, R$1,00 foi doado para as ONGs Casa 1, Casinha e Casarão Brasil. No final de semana, a Ambev promoveu, ainda, o “QueerFest #OrgulhoNãoPara”, evento online que reuniu grandes festas da comunidade LGBTQIA+ e celebrou o orgulho por 24 horas, sem parar.
A criação é da agência SunsetDDB com apoio de execução da Draftline, estrutura interna da Ambev para criação de conteúdo formada com as agências Mutato e Soko.
AMBEV e os direitos LGBTQIA+
Em 2016, a Ambev aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e criou o grupo de funcionários Lager – Lesbian & Gay & Everyone Respected – destinado a propor e debater políticas internas de respeito e inclusão. No ano passado, os funcionários LGBTQIA+ ganharam as redes sociais da Ambev para contarem suas experiências e inspirarem o público a mostrar seu orgulho.
Assim como o compromisso é abraçado e respeitado por todas as marcas da Ambev, as iniciativas externas são uma extensão do trabalho interno. Um exemplo de orgulho da companhia é a Skol, que foi uma das marcas pioneiras no apoio às Paradas LGBTQIA+ no Brasil e encabeçou campanhas como “Respeito is ON”, para homenagear o Dia do Orgulho. A marca ainda criou uma edição especial de latas que vestiram as cores da bandeira com venda revertida para a Casa 1.