Discord vai investir US$ 100 milhões para ir além do mercado gamer
Empresa se tornou importante plataforma de chamadas de voz e vídeo, mas agora quer se solidificar como espaço para falar sem restrições de nicho
Mesmo que já seja uma das maiores plataformas de conversação por voz e vídeo da internet, o Discord quer mais. A empresa anunciou que investirá 100 milhões de dólares para “ir além dos games” em um futuro próximo. O aplicativo, hoje, oferece canais de conversação muito utilizados tanto por pessoas ad comunidade gamer quanto por aqueles que querem apenas bater papo com seus amigos.
“Foram os jogos que trouxeram muitos de vocês para nossa plataforma, e nós sempre seremos gratos por isso”, diz o CEO do Discord, Jason Citron, em um post publicado no blog da empresa. “Com o passar do tempo, muitos de vocês perceberam – e verbalizaram – que vocês simplesmente queriam ter um espaço projetado para encontrar com amigos e conversar, tendo o conforto de estarem em suas próprias comunidades, com seus próprios amigos. Vocês queriam um lugar para ter conversas genuínas e ter um tempo agradável com as pessoas, seja aprendendo algo novo, compartilhando ideias ou só jogando conversa fora”, completou.
A empresa lançou também um site redesenhado com a tagline “Seu lugar para conversar”. Mesmo que tenha se popularizado pela comunidade gamer, portanto, a ideia do Discord, hoje, é ser a principal ferramenta de comunicação por voz da internet. O aplicativo, vale lembrar, já é usado por outros segmentos importantes da internet, como a comunidade podcaster, que muito utiliza o espaço para gravar programas.
Para por seu planejamento em prática, o Discord anunciou algumas novidades. A empresa promete, por exemplo, uma nova experiência de uso, oferecendo maior capacidade para conversas por áudio e vídeo, e mais investimentos em performance. Outra novidade é que as piadas da plataforma – quando um novo usuário entra em um canal, por exemplo, o algoritmo do aplicativo faz alguma brincadeira sobre sua chegada, como “novo usuário chegou trazendo pizza” –, serão reavaliadas para serem menos nichadas ao público gamer.