Com streaming de partidas, clubes cariocas têm adesão recorde de inscritos em canais no YouTube
Flamengo é o grande responsável pela adesão histórica ao YouTube. A "Fla TV" foi o canal que mais cresceu no período, com 840 mil novos inscritos no último mês
De acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE Repucom, apenas nos últimos 30 dias o YouTube somou 1,1 milhão de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes de futebol, valor 5 vezes superior à média de crescimento mensal da rede social. Com isso, pela primeira vez o YouTube foi quem concentrou a maioria (48%) das inscrições no somatório entre todas as redes no mês.
O Flamengo é o grande responsável por esta adesão histórica ao YouTube. A “Fla TV” foi o canal que mais cresceu no período, com 840 mil novos inscritos no último mês. A plataforma de vídeos foi o grande motor de crescimento do clube ao concentrar cerca de 70% de todo o resultado flamenguista no período. Outro feito importante é que os 840 mil novos inscritos na “Fla TV” correspondem a quase 80% de todas as inscrições no YouTube entre os 50 clubes brasileiros monitorados.
O pico do crescimento do clube no YouTube foi em 01/07, data da partida contra o Boavista que foi transmitida pelo canal do Flamengo. Apenas neste dia, o clube somou mais de meio milhão de novas inscrições, ou mais de 60% dos 840 mil inscritos conquistados durante os últimos 30 dias. Como consequência, a “Fla TV” registrou crescimento do canal de 25% em relação ao levantamento do mês anterior, e conta hoje com mais de 4,2 milhões de inscritos.
O clube ainda liderou o crescimento no TikTok, Instagram e Twitter, e se destaca como time nacional que mais evoluiu seu alcance digital ao expandir o tamanho de sua base total em 4% somente no último mês, o melhor resultado dos 30 maiores clubes do ranking.
O Vasco estreou entre os maiores crescimentos mensais em 2020, com relevante captação de novos inscritos em seu canal no YouTube. A “Vasco TV” somou 144 mil inscritos no período, seu maior crescimento na plataforma de vídeos e que corresponde a mais de 90% de suas inscrições entre todas as plataformas. Com o resultado, a “Vasco TV” registrou evolução de 28% no último mês.
O Corinthians registrou o terceiro maior crescimento no período com saldo de 100 mil novos inscritos. Seu principal canal para obtenção de novas inscrições foi o perfil do clube no TikTok. Considerando apenas as plataformas onde o clube somou novos membros em junho, o TikTok foi responsável por 75% das inscrições corintianas. Com mais de 101 mil novos membros no último mês, é o clube com segundo melhor desempenho na plataforma queridinha dos jovens. O Corinthians também foi o segundo time com melhor desempenho no Instagram, com mais de 25 mil novos seguidores.
São Paulo e Cruzeiro figuram em 4º e 5º, respectivamente, e com um registro em comum: para ambos, 90% de suas novas inscrições foram originárias do TikTok no mês de junho. O time paulista somou 61 mil novos seguidores enquanto o mineiro 58 mil em seus perfis no TikTok.
TikTok segue com crescimento expressivo entre os clubes
No último mês, a cada 10 novas inscrições em redes sociais de clubes de futebol no Brasil, quatro foram no TikTok, somando 1 milhão de novos seguidores entre os clubes com perfis atualmente na plataforma. Para dimensionar esse feito, o crescimento do TikTok, apenas entre os 37 clubes que estão na plataforma, é mais de 3 vezes maior que o resultado do Instagram considerando todos os 50 clubes monitorados.
O TikTok foi a principal fonte de novos inscritos para 76% dos clubes presentes na plataforma. Ou seja, para 28 dos 37 clubes, a maioria de seus inscritos veio por meio da nova rede social. Atualmente, os clubes nacionais somam 3 milhões de inscritos em seus perfis na plataforma hype do momento.