Virou TV? Netflix testa botão que permite escolher conteúdo aleatório do catálogo pra assistir
Experimento soa como ampliação de recurso testado no ano passado, que só permitia ao usuário escolher de forma aleatória episódios das séries mais populares da plataforma
A era do streaming trouxe muitas facilidades ao público em meio a tantas mudanças de comportamento, mas também tirou do espectador uma das práticas mais recorrentes da TV: o assistir por inércia. Ainda mais com opções infinitas de conteúdos disponibilizados semanalmente, tornou-se um comentário recorrente nas redes sociais e rodas de amigo o famigerado “Não sei o que assistir”.
Bom, o próximo passo da Netflix pelo visto mira sanar este problema de vez no serviço. Uma reportagem do The Independent aponta que a plataforma estaria testando entre alguns usuários uma nova ferramenta que permite a seleção aleatória de conteúdos dentro do catálogo. É a efetivação da plataforma como canal de TV: o espectador apenas precisa clicar em um botão que o serviço seleciona qualquer item como sugestão para se assistir.
A opção vem sendo flagrada por usuários do Twitter e do Reddit, que tem relatado a existência do botão em TVs da Samsung e aparelhos Fire da Amazon – mas há relatos específicos da Apple TV e do Firestick. O esquema é mais ou menos como o da imagem abaixo.
Procurada pelo B9, a companhia declara que está “sempre procurando as melhores formas de conectar nossos assinantes às séries e filmes que eles vão amar” e que realiza testes em diferentes países e por diferentes períodos de tempo, aumentando o escopo da função apenas “se as pessoas os acharem úteis”.
A parte mais interessante do caso é que a Netflix já chegou a conduzir testes de um recurso similar no ano passado, quando o TechCrunch reportou que a plataforma estava permitindo a alguns usuários reproduzir um episódio aleatório de programas mais bombados do catálogo. A diferença primordial é que agora a ferramenta não está presa a apenas alguns seriados, mas inclui todos os outros filmes e especiais.
Resta saber se uma função do tipo aumenta ou controla todos os senões que especialistas tem com o algoritmo da empresa, que é visto com muito criticismo por alguns por preferir conteúdos da própria Netflix em detrimento de terceiros.